SOBRE O ENEM: Aprenda Biologia

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Olá meu caro aluno, a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vem ai. Certamente está passando por algum nervosismo. Pois é uma prova super importante e que irá definir sua carreira. Desse modo, fazer uma boa prova é fundamental para a sua aprovação. Sendo assim, as questões estão vindo em nível super contextualizado. Ou seja, unindo duas ou mais disciplinas, estimulando o raciocínio lógico para sua resolução. Portanto, veremos a seguir dicas para a disciplina de Biologia.

ENEM: Biologia
ENEM: Biologia. Fonte.

SOBRE O ENEM: Introdução a Biologia

A biologia é ciência como maior campo de atuação na área das ciências biológicas e da saúde(CCBS). Logo seu campo de conhecimento vai desde plantas, formigas, vertebrados e invertebrados. Contudo, aborda-se também anatomia, fisiologia, bioquímica, biofísica, farmacologia, dentre outras. Além disso, estruturas invisíveis ao olho nu, como bacteriologia, micologia, parasitologia e virologia.

ENEM: Campos da Biologia
ENEM: Campos da Biologia. Fonte.

ENEM: Biologia e Biofísica

Biofísica é a ciência que estuda os fenômenos físicos aplicados a biologia. Sendo assim, ela é uma ramificação da grande área das ciências biológicas (CB) a qual abrange diversas ciências como a fisiologia e farmacologia.  Portanto, energia, matéria, espaço e tempo são as interações relacionadas ao corpo humano na qual biofísica estuda.

ENEM: Descoberta da biofísica

Muitas contribuições científicas foram descobertas por renomados biofísicos e fisiologistas através dos anos. Desse modo, posso citar um exemplo a descoberta da mensuração da corrente elétrica no tecido cardíaco que por sua vez deu origem ao eletrocardiograma. Em 1887, Augustus Waller, foi o pesquisador responsável por esse descobrimento científico que possibilita realizar exames de forma não invasiva e salva muitas vidas.

Estudo biofísicos

A disciplina da biofísica, empregada no inicio dos cursos da saúde é muito importante para o entendimento dos processos fisiológicos. No entanto, alguns docentes lecionam de maneira equivocadas que por vezes passam o conteúdo de outra disciplina, a bioquímica por apresentar semelhança no seu assunto. Contudo, é uma matéria a qual esta associada com algumas outras disciplinas devido a sua grande equivalência de temas. Portanto, membrana plasmática, tipos de transporte, potencial elétrico são tópicos lecionados no início. Contudo aborda-se em fisiologia, o que gera confusão entre os alunos.

ENEM: Aplicações da biofísica

O conteúdo da biofísica, ministrado em diferentes cursos da saúde, cada um com sua importância, porém são necessários todo o conhecimento proveniente da disciplina. Sendo assim, os principais tópicos que posso elencar de uma das mais fantásticas disciplinas são:

Líquidos

Os fluidos em geral presentes nos mais variados sistemas biológicos exercem grandezas físicas ao longo de todo o tecido. Desse modo, as grandezas abordadas são a pressão, volume, densidade e velocidade que são aplicadas no decorrer da biofísica. Portanto, os líquidos estudados ao longo da disciplina são a água, urina, sangue e líquido intersticial, por sua vez são importantes para análises bioquímicas.

Movimento

Os sistemas biológicos apresentam interações com grandezas eletromecânicas, chamada de locomoção. Sendo assim, as capacidades fisiológicas pela sua relevância deram origem a outras ciências relevantes tais como a cinesiologia e biomecânica. Portanto, a dinâmica, eletromiografia e cinemática são alguns dos tópicos que aborda-se nesta subárea.

Radiações

Neste aprendizado emprega-se no entendimento das radiações ionizantes e não ionizantes. A interação da radiação com a matéria, estudada através do campo do raio x, raio gama, elétrons e íons. Esse conhecimento é empregado em exames de imagem tais como a tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e o raio x propriamente dito.

Ondulatória

Emprega-se o conhecimento os quais envolvem o som e a luz através dos tecidos do corpo humano. Audiologia, fonética e fonologia são alguns conhecimentos que estuda-se na biofísica. Audiometria, fonometria, e ultrassom são alguns exames que possuem aplicabilidade perante a biofísica.

Análise biofísica

Além de alguns exames já citados, a biofísica também emprega outras análises na qual as grandezas físicas exercessem influência. Eletroforese, centrifugação e espectroscopia, são alguns ensaios em que a eletricidade e a gravidade são empregadas. Portanto, a osmose, utiliza a passagem de solutos, a qual mistura condutância e resistência que são fenômenos eletromecânicos aplicados a nível celular.

Introdução a biossegurança

Biossegurança é o conjunto de medidas e regras que tem por finalidade diminuir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Desse modo, os riscos não são apenas o que pode prejudicar o funcionamento do trabalho, mas também a saúde do trabalhador e o meio ambiente. Sendo assim, no ambiente laboral, a biossegurança cuida principalmente das instalações dos equipamentos, postura e disposição de utensílios visem diminuir os acidentes.

Os profissionais da área da saúde estão propensos a diversos causas de riscos que podem acometer suas funcionalidades em ambiente de trabalho. Sendo assim, conhecer quais são estes riscos, como agir em determinadas situações além de conhecer todas as nuances associadas à biossegurança é extremamente importante. Desse modo, para o exercício de qualquer atividade profissional da área da saúde é fundamental conhecer as normas e riscos associados a biossegurança.

Desrespeito a biossegurança

Muitos profissionais da saúde alegam que a biossegurança dificulta a execução de suas tarefas, porém a segurança vem em primeiro lugar. Quando essas regras são violadas, leva-se a transmissão de várias doenças. Portanto, as normas e leis trabalhistas se seguidas à risca, evitam transtornos a saúde pública.

Conhecendo a biossegurança

Acerca do conhecimento da biossegurança, é importante mencionar várias etapas de proteção ao indivíduo. Essas fases de segurança estão associadas aos fatores que podem desencadear lesões permanente ou não. Associadas a essas lesões, foram criadas áreas de riscos que devem ser orientadas, seguidas e respeitadas por todos que frequentam o ambiente de trabalho. Desse modo, no respeito as áreas de risco, há uma grande chance de não haver acidentes no ambiente de trabalho.

Bom uso da biossegurança

Apesar de muitas recomendações, regras, e normas, é bastante comum notar os profissionais desrespeitando a biossegurança. Desse modo, cria-se categorias de proteção que visam garantir a máxima segurança para o profissional quanto a população. Não obstante, essas péssimas práticas vêm sendo praticadas desde a época de estudo na graduação pois a maioria dos docentes não dão importância.

ENEM: O que é a parasitologia

A parasitologia é a ciência que estuda os seres biológicos que tem a capacidade de se hospedar em outros indivíduos. A parasitologia é uma área bem abrangente pois engloba vários seres microscópicos com capacidade parasitária. Assim, podemos elencar os vermes, vírus, fungos e artrópodes como os seres parasitológicos. Assim, o estudo parasitológico com interesse nos humanos chamaremos de parasitologia humana.

Os seres parasitológicos são as espécies que detêm a capacidade de se hospedar em outros seres vivos. Logo, esse processo é conhecido como parasitismo. Desse modo, os parasitas podem trazer benefícios ou malefícios aos seus hospedeiros o qual dependerá da sua relação. Além disso, os parasitas podem ser microscópicos ou não. Portanto, a parasitologia nos permite entender e explicar essa relação tão longínqua.

Benefício e Malefício

Acerca do estudo parasitológico, somos capazes de identificar seres que possuem capacidade de causar patologias ou não. Algumas espécies, possui a capacidade de parasitar o hospedeiro porém sem causar malefício. O qual esse processo é chamado de predatismo. Um exemplo que cito é o caso do boi e o pássaro anu, que o mesmo se alimenta de carrapatos no pelo do boi sem machuca-lo. Desse modo, é uma relação benéfica, visto que o pássaro se alimenta e o boi consegue se ver livre de ameaças.

No entanto, quando o parasita causa malefício, posso chamar de parasitismo, onde o hospedeiro sofre agressões em seu organismo, que origina as doenças parasitárias. Os parasitas tem a capacidade de infectar tanto dentro do organismo quanto fora do corpo humano desse modo são classificados em ectoparasitas e endoparasitas. Portanto, o sistema imunológico é o primeiro responsável pela eliminação desses parasitas. Contudo, caso o sistema imune não funcione, necessitará de uma conduta farmacológica.

Sendo assim, relembre conceitos básicos da imunologia e farmacologia.

ENEM: Biologia
ENEM: Biologia aplicada na parasitologia. Fonte.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!