O Déficit de atenção ou simplesmente TDAH é, atualmente, um dos temas mais difundidos tanto em redes sociais quanto na própria cultura dos milênios e ou na geração Z. Decerto, o TDAH cujo sigla identifica Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno associado a dificuldade de indivíduos em manter-se fixos em uma determinada atividade. Com efeito, esse tema além de ser um assunto quente nas redes sociais com diversos influencers fazendo vídeos “informativos” tem influência direta na vida de vários estudantes uma vez que um dos grandes reflexos negativos do TDAH é com relação aos estudos.
Nesse sentido, hoje nós da MeuGuru decidimos trazer esse artigo para você gurunauta. Com efeito, nesse texto vamos te esclarecer um pouco sobre o mundo do TDAH. Assim, esperamos com esse artigo te dar uma luz elucidativa sobre esse transtorno e, principalmente, te alertar sobre sua própria vida estudantil. De fato, talvez você mesmo tenha esse déficit mas nunca sequer buscou se informar a respeito.
Entretanto, devemos desde já fazer uma importante ressalva sobre esse artigo. Com efeito, nos estamos pautados nas referências que apresentamos a baixo. Assim, estamos apenas te relatando o que é esse transtorno e possíveis indicativos. Portanto, esse texto de forma alguma substitui uma consulta médica com psiquiatra/psicólogo/neurologista. Em suma, o diagnóstico desse transtorno deve ser dado apenas por um médico responsável, em especial um psiquiatra ou neurologista.
Entendendo o que é o Déficit de Atenção: TDAH
Com efeito, antes de tudo é importante deixarmos claro o que é o Déficit de Atenção: TDAH. Em suma, O TDAH é o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o qual caracteriza-se para quando um determinado indivíduo possui uma condição neuropsiquiatra que afeta diretamente sua atenção. Ademais, esse transtorno, por vezes, é sempre associado a questão da atenção, todavia a sigla H desempenha um forte papel na descrição precisa desse quadro uma vez que ela incorpora ainda os aspectos da hiperatividade.
Entretanto, é importante entender que o fato de você não não conseguir se concentrar em uma dada tarefa não implica diretamente em um quadro de TDAH. Todavia, esse pode ser um primeiro indicativo se determinadas condições forem atingidas. Nesse sentido, se torna oportuno a nós elencarmos na seção seguinte os principais sintomas desse transtorno.
Sintomas comuns do Déficit de Atenção: TDAH – Um alerta importante !
Com efeito, esse transtorno neuropsiquiátrico produz diversos sintomas. De fato, muitos desses sintomas você poderá inclusive verificar em si próprio. Entretanto, ao fim dessa lista faremos uma discussão sobre essas questões que fará você entender a diferença entre uma falta de atenção crônica e a simples dificuldade em fazer a lista de uma disciplina que você não gosta (se for esse o caso conte com a MeuGuru que podemos te ajudar com esse problema! ). Então, a seguir temos que os principais sintomas são:
- Déficit de Atenção:
- Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido.
- Dificuldade em manter o foco em tarefas ou atividades.
- Parece não ouvir quando lhe falam diretamente.
- Dificuldade em seguir instruções ou concluir tarefas.
- Dificuldade em organizar tarefas e atividades.
- Hiperatividade:
- Inquietação excessiva, como mexer mãos ou pés constantemente.
- Dificuldade em ficar sentado por períodos prolongados.
- Fala em excesso ou impulsivamente.
- Dificuldade em engajar-se em atividades silenciosas ou tranquilas.
- Parece estar “a mil” ou agir como se estivesse “ligado”.
- Impulsividade:
- Responde rapidamente antes que a pergunta seja concluída.
- Dificuldade em aguardar a sua vez em situações de grupo.
- Interrompe ou intromete-se em conversas ou atividades de outros.
- Tem dificuldade em controlar impulsos e emoções.
Uma ressalva importante !
Certamente, esses sintomas são bem comuns e você deve conhecer várias pessoas que o apresentam. Entretanto, o mundo moderno com a velocidade das tecnologias da informação nos impôs muita necessidade em termos pensamentos velozes, respostas ágeis e a busca pela habilidade em ser multi tarefa. Todavia, quando nos referimos a um possível candidato ao TDAH devemos ver que todos (ou grande parte) dos sintomas acima devem ocorrer desde a sua primeira infância, isto é, desde antes os 7 anos.
Em verdade, isso é um grande desafio de ser verificado quando nos referimos a adultos. Pois, apenas uma questão de falta de atenção e/ou dificuldade em realizar uma tarefa e uma procrastinação excessiva pode ser atrelada a vários fatores como, por exemplo: baixos níveis de vitaminas, baixas taxas hormonais como testosterona ou algum quadro de ansiedade e/ou depressão. Assim, identificar o TDAH é muito mais complexo do que se imagina, devendo então remontar a toda história de um possível indivíduo que tenha tal transtorno.
Entendendo o Déficit: Desmistificando pontos!
Decerto, esse déficit tem algumas peculiaridades que, se examinarmos corretamente, veremos que isso nos levará a uma inconsistência com seu nome. De fato, dizer que alguém que possui TDAH tem um déficit de atenção é talvez um pouco errado, uma vez que na verdade, esses indivíduos possui muita atenção, todavia, essa atenção é extremamente distribuída, o que não há é o foco centralizado numa única tarefa.
Ademais, uma importante característica sobre o TDAH é a sua ligação com estímulos. Com efeito, o indivíduo que possui TDAH é extremamente necessitado de estímulos contínuos que façam com que o mesmo sinta prazer após uma dada atividade. Em suma, isso nos leva até a pensar que o TDAH é um transtorno ligado diretamente ao hormônio do prazer: a dopamina. Portanto, isso é extremamente interessante visto que há dois cenários que podem ocorrer com relação a isso.
- O primeiro deles é quando o indivíduo começa a buscar excessivamente por atividades que forneçam a ele estímulos e dopamina. Nesse cenário, o TDAH está apenas buscando prazer e logo qualquer coisa que o forneça dopamina tornar-se um vício ao mesmo. Ademais, esse caso é perigoso uma vez que pode levar a um desenvolvimento de vícios em drogas, bebidas, conteúdos sexuais e até mesmo algum tipo de compulsão alimentar.
- Por outro lado, ao passo que o TDAH consegue encontrar uma determinada atividade que o forneça tal prazer, isto é dopamina algo muito interessante pode ocorrer. Com efeito, nesse cenário o indivíduo consegue focar-se deliberadamente nessa atividade de modo a desenvolver um estado de hiper foco sobre aquilo. Ademais, muitas vezes esse hiper foco pode inclusive ser prejudicial a saúde, pois, faz com que o indivíduo esqueça a realidade ao seu redor.
O tratamento !
Entretanto, por mais que não haja cura para esse transtorno já há diversos tratamentos efetivos para tal. Com efeito, o tratamento deve seguir orientações de um médico, psiquiatra ou neurologista aliado a uma equipe multidisciplinar com psicólogos e até neuropsicólogos. Ademais, a introdução de medicamentos é também necessária em etapas iniciais bem como em momentos onde o paciente apresenta dificuldade ou requer um maior foco e atenção cognitiva.
Referências
- HALLOWELL, Edward M.; RATEY, John J. Delivered from Distraction: Getting the Most out of Life with Attention Deficit Disorder. Nova York: Ballantine Books, 2005.
- BARKLEY, Russell A. Taking Charge of Adult ADHD. Nova York: The Guilford Press, 2010.
- CHADD (Children and Adults with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder). Disponível em: http://www.chadd.org. Acesso em: 6 dez. 2023.
- NATIONAL INSTITUTE OF MENTAL HEALTH (NIMH). ADHD. Disponível em: http://www.nimh.nih.gov/health/topics/attention-deficit-hyperactivity-disorder-adhd/index.shtml. Acesso em: 6 dez. 2023.
- ADDITUDE. Disponível em: http://www.additudemag.com. Acesso em: 6 dez. 2023.
- UNDERSTOOD. Disponível em: http://www.understood.org/en/learning-attention-issues. Acesso em: 6 dez. 2023.
- MAYO CLINIC. ADHD. Disponível em: http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/adhd. Acesso em: 6 dez. 2023.