Aprender melhor é uma das principais necessidades que nós estudantes temos. De fato, nós que estamos nessa jornada de aprendizado entre vida escolar e universitária passamos boa parte do nosso tempo tendo que estudar várias e várias horas. Com efeito, isso faz com que haja uma necessidade de tempo a ser demandada para a atividade de estudar e consequentemente aprender. Entretanto, sentar, abrir um livro e ler algum capitulo não significa que você realmente vai aprender aquele conteúdo. Decerto, aprender é bem mais complicado do que possa parecer.
Nesse sentido, nós da MeuGuru buscamos trazer esse artigo especialmente para você gurunauta que está entre os corres da vida universitária e acadêmica. De fato, queremos nesse artigo te dar algumas dicas importantes que podem fazer com que você comece a aprender melhor qualquer assunto que esteja estudando. Assim, separamos 5 dicas preciosas que te darão uma nova visão sobre o aprender e com toda certeza irão garantir que você consiga progredir mais nos seus estudos e ser mais eficiente.
Dica 1 – Evite aprender passivamente
Então, de início a primeira dica que te daremos é evite ser passivo no processo de aprendizado. Com efeito, o ato de aprender na verdade configura um processo e não apenas uma ação isolada. Nesse sentido, é imprescindível que você consiga realmente se integrar nesse processo e para isso você não pode ser um agente passivo. De fato, é necessário que você seja um sujeito ativo que consiga participar, integrar, compreender e agir sobre o processo.
Entretanto, nosso modelo de ensino privilegia desde o início uma abordagem que nos põe em posição passiva. Assim, ao passo que olhamos para nossa estrutura de estudantil onde nós alunos ficamos na posição de apenas receber o conhecimento do professor que é posto como figura detentora de todo o conhecimento na sala de aula estamos sendo passivos. Ademais, essa passividade ainda nos coloca na posição de que nós estamos a esperar que toda dinâmica de aprender ocorra e que nós apenas vamos receber ela.
Então, é importante que você gurunauta evite posturas passivas como por exemplo:
- Ser dependente do professor;
- Apenas “estudar” (sim, com aspas) durante as aulas;
Dica 2 – Busque o aprender ativo
Portanto, uma vez que a dica 1 é evitar a passividade no estudo e no ato de aprender, sem sombra de dúvidas nossa segunda dica deve ser: busque aprender ativamente. Decerto, aprender de forma ativa te coloca como um sujeito que está participando do processo de ensino aprendizagem de forma que seja possível construir esse processo e então edificar o seu aprender.
Entretanto, sabemos que apenas falar que você deve estudar é muito fácil e que com toda certeza você já deve ter sentido que ao passo que participa melhor desse processo há um maior grau de aprendizado. Nesse sentido, vamos elencar algumas dicas chaves para você começar a se tornar cada vez mais ativo no processo de aprender. Com efeito, essas são.
- Busque conversar com seus colegas e professores sobre o assunto sem a necessidade de apenas garantir uma nota em uma prova. Refletir e pensar sobre os tópicos dados em aula te ajudarão bastante a ter novas visões e entender os por menores do assunto.
- Seja independente, vá atrás de novas referências, textos, artigos e livros sobre o assunto que você está estudado. Em suma, fuja da caixinha e se torne bem melhor.
- Faça exercícios. Certamente, praticar é uma das melhores formas de ser ativo nos estudos, assim, faça várias questões entenda as alternativas e explore os enunciados. Assim, você tornará capaz de entender até mesmo as intenções da pessoa que elaborou as questões que estavas resolvendo.
Certamente, aqui não temos uma técnica milagrosa. Todavia, essas dicas serão muito úteis para você crescer nos estudos e aprender melhor.
Dica 3 – Sua saúde é importante: Vá ao médico para aprender melhor
De fato, estudar envolve muito mais do que apenas a capacidade de ler textos, interpretar e fazer exercícios. Com efeito, sua saúde é muito importante nesse processo uma vez que há diversas questões médicas que podem influenciar em seu rendimento estudantil. Em particular, podemos citar as seguintes:
- O baixo nível de vitaminas pode afetar sua disposição,
- Questões hormonais podem ainda afetar negativamente sua concentração,
- Patologias como transtornos neuropsiquiatricos, a depender do caso, podem ser considerados.
Certamente, é necessário que você então busque sempre estar com os exames em dias. Assim, cuidando da sua saúde você garante a eliminação de diversas variáveis que estariam te afetando e então pode focar em outras questões ao seu redor. Dessa forma, busque manter a saúde e os exames sempre atualizados pois assim você conseguirá garantir que seu corpo está pronto, junto com sua mente, para a tarefa de aprender. Portanto, permitindo que você estude com mais qualidade e consequentemente que você comece a aprender melhor.
Dica 4 – Tenha um ambiente de estudos
Além disso, não apenas a saúde é importante como também a própria organização dos seus estudos também o é. De fato, estamos dizendo que na verdade é importante que você tenha um ambiente de estudos próprio e que esse ambiente seja focado para seu aprendizado.
Certamente, garantir que naquele lugar dentro de um determinado espaço e tempo você consiga abrir um livro, sentar-se a mesa ou ir a uma lousa e possa rascunhar ideias e fazer exercícios é fundamental. Assim, você poderá aprender de forma significativamente melhor ao passo que seu próprio ambiente é propício para isso. Nesse sentido, é importante ter um lugar calmo, que te afaste das distrações e que permita que você consiga manter-se focado no que deseja estudar. Assim, a organização desse local é uma prioridade e, portanto, você deve sempre priorizá-la pois ela permitirá que você consiga se organizar e se estabelecer para o estudo.
Dica 5 – Venha aprender melhor com a MeuGuru
Por fim, a última dica que vamos te dar é uma dica sensacional. Venha conhecer a MeuGuru, nossa plataforma possui diversos tutores das melhores universidades do Brasil prontos para realizar uma microtutoria para você e garantir que você aprenda cada vez melhor quaisquer assuntos que deseja. Então, clica aqui manda sua atividade e garanta já sua explicação imperdível.
Referências
- OAKLEY, Barbara. A Mind for Numbers: How to Excel at Math and Science (Even If You Flunked Algebra). Nova York: TarcherPerigee, 2014.
- BROWN, Peter C.; ROEDIGER III, Henry L.; MCDANIEL, Mark A. Make It Stick: The Science of Successful Learning. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2014.
- OAKLEY, Barbara; SEJNOWSKI, Terrence. Learning How to Learn: How to Succeed in School Without Spending All Your Time Studying; A Guide for Kids and Teens. Oakland, CA: TarcherPerigee, 2018.
- WAITZKIN, Josh. The Art of Learning: An Inner Journey to Optimal Performance. Nova York: Free Press, 2007.
- ERICSSON, Anders; POOL, Robert. Peak: Secrets from the New Science of Expertise. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2016.
- “The Science of Learning”. In: Enciclopédia da Educação de Harvard. Disponível em: https://www.gse.harvard.edu/news/uk/16/08/science-learning. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- “How to Study Effectively: 12 Secrets For Success”. In: Medical News Today. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/323670. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- “The Learning Myth: Why I’ll Never Tell My Son He’s Smart”. In: Khan Academy. Disponível em: https://www.khanacademy.org/talks-and-interviews/conversations-with-sal/a/the-learning-myth-why-ill-never-tell-my-son-hes-smart. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- “The Science of Learning: 77 Studies That Every Teacher Needs to Know”. In: Tes. Disponível em: https://www.tes.com/news/science-learning-77-studies-every-teacher-needs-know. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- “Cognitive Load Theory: Research That Teachers Really Need to Understand”. In: Learning Scientists. Disponível em: https://www.learningscientists.org/blog/2016/6/23-1. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- Khan Academy. Disponível em: https://www.khanacademy.org/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- Coursera. Disponível em: https://www.coursera.org/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- edX. Disponível em: https://www.edx.org/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- TED-Ed. Disponível em: https://ed.ted.com/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.
- Learning Scientists. Disponível em: https://www.learningscientists.org/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023