Energia infinita: A falsa do modo perpétuo na internet

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A possibilidade de produzirmos energia infinita é um grande sonho inalcançável da humanidade. Certamente, as leis físicas que regem o universo, em particular, a termodinâmica nos dizem que a essa possibilidade é simplesmente inexistente uma vez que isso contraria a segunda lei a termodinâmica. Todavia, apesar de tal imposição inerente da natureza há ainda aqueles que tentam, por meios mirabolantes romper as leis físicas e gravar seus nomes na história da humanidade produzindo energia infinita a partir de algum aparato de movimento perpétuo.

Decerto, essas tentativas por mais engenhosas e que, a um primeiro olhar, nos convenção de tal possibilidade são todas falsas. Ademais, com a ajuda de recursos gráficos é possível ainda que vários dessas bugigangas tornem-se operacionais infinitamente, em verdade, isso gerou e gera diversos conteúdos intrigantes na internet os quais associam movimentos de carros por puxados por imãs e até mesmo felinos presos a motores girando infinitamente como forma de produção de energia.

Nesse sentido, nós da MeuGuru decidimos com esse texto te explicar essas falácias científicas que permeiam vídeos e memes. Então, nesse artigo exploraremos esses casos curiosos que encontramos na internet e explicaremos por que esses estão fisicamente errados, ou seja, se prepara gurunauta que hoje vamos ver muita falácia “científica” sendo desmascarada.

É possível produzir energia infinita ?

Certamente, a produção de energia é uma das questões que permeiam a humanidade desde os tempos antigos até os atuais. Além disso, é necessário que cada vez mais seja possível ter-se maiores recursos energéticos que possibilitem que novas tecnologias sejam desenvolvidas e assim que melhorem nossas condições de vida. Assim, é fato que hoje vivemos uma disputa energética onde matrizes de produção de energia como petróleo, gás natural e outras são objetos de imenso valor no mercado financeiro internacional simbolizando não só seu aspecto primário de energia como também um símbolo de poder para aqueles que o detêm.

Uma digressão histórica

Nesse contexto, um certo período da história da humanidade toma um grande destaque: a revolução industrial. Certamente, esse momento da humanidade é imensamente marcante uma vez que marca o início de uma modificação na forma de trabalho em que homens deixam fábricas e máquinas começam a operar em seus lugares. Contudo, a produção de máquinas nesse período é marcado também por uma corrida por recursos energéticos e por desenvolvimentos tecnológicos que permitissem o desenvolvimento de máquinas que tenham o maior rendimento possível. Uma vez que, um maior rendimento traria uma maior produção e consequentemente maiores lucros para os donos das indústrias.

Então, motivados por tal demanda emergencial diversos pesquisadores, cientistas, inventores e engenheiros buscaram formas de utilizar recursos e desenvolver máquinas a fim de maximizar a produção e os lucros industriais. Por conseguinte, um desses estudos mostrou uma péssima notícia para os donos de indústrias: haveria um limite máximo de eficiência que máquinas térmicas e refrigeradores poderiam ter. Com efeito, esse resultado fora desenvolvido por Nicolas Leonard Sadi Carnot (1796-1832) o qual mostrou que existiria uma máquina utópica, a qual hoje conhecemos por máquina de Carnot, que possui o maior rendimento possível que ainda não é de 100%.

Atualmente, o resultado de Carnot é muito bem compreendido e se encontra dentro da grandiosa Segunda Lei da Termodinâmica. Em suma, essa lei física é uma das mais importantes leis que conhecemos uma vez que sua validade se estende aos mais variados sistemas seja eles macroscópicos, termodinâmicos, estatísticos, relativísticos e afins. Ademais, uma das suas grandes consequências é a impossibilidade de produção de uma máquina que opere a 100% de eficiência, ou seja, toda e qualquer máquina deverá ter alguma perda de energia para o ambiente.

Implicação do resultado de Carnot

Assim, é exatamente a segunda lei da termodinâmica que proíbe que esses vídeos, fotos e memes sejam reais. Ou seja, a possibilidade de existir um movimento perpétuo, também chamado de modo perpétuo, violaria essa lei fundamental. Portanto, apenas por isso você já tem em mãos o grandioso argumento para refutar tais bizarrices pseudocientíficas.

O clássico meme do gato produzindo energia infinita

Então, agora vamos passar para um clássico e engraçado meme em que temos um gato, um pão com manteiga (ou margarina caso prefira). A ideia absurda aqui é abusar muito da boa vontade da lei de Murphy (a qual em breve faremos um artigo aqui no blog) para construir um mecanismo que gere energia infinita. Com efeito, partimos do pressuposto que um gato sempre caia em pé, por outro lado, a lei de Murphy, aplicada ao pão com manteiga, diz que o pão sempre cairá com a manteiga para baixo. De posse disso, vamos amarrar o pão nas costas do gato de modo que manteiga fique para cima e com isso o sistema gato e pão devem girar infinitamente pois o gato sempre buscará cair em pé enquanto que o pão virado para baixo.

Por fim, prenda esse gato e o pão a um motor e logo você fará do gato e do pão um recurso de energia ilimitado e você terá energia infinita, a seguir, destacamos esse experimento.

Famoso meme do gato produzindo energia infinita ao cair com um mão amarrado em suas costas.
Figura 1. clássico meme do gato gerando energia infinita. Fonte: ifunny.com.

Certamente, qualquer pessoa com o mínimo de sanidade saberá que isso é um meme e não deve ser levado a sério, até por que seria muito sadismo deixar um belíssimo gato preso a um motor. Entretanto, vamos a um exercício mental de assumir que nosso gato e nosso pão caiam sempre como mencionado, caso isso fosse possível o gato e o pão entrariam em uma rotação infinita e produzirão sempre mais e mais energia o que violaria a segunda lei da termodinâmica.

Energia infinita com imãs: movendo carros

Ademais, há ainda algumas tentativas de criar movimentos perpétuos através de outros recursos fora do escopo da termodinâmica. Em suma, podemos apresentar a vocês o problema bem icônico do carro que anda por conta de um imã, especificamente, o modelo é um carro que tem um imã preso em sua frente e há um outro imã que é preso no carro e fica colocado por um sistema de braços mecânicos em frente ao imã que está na posto no carro. Então, há várias argumentações, animações, shorts e afins que mostram que o carro andaria eternamente uma vez que o imã iria atrair o outro e essa atração provocaria um movimento de deslocamento contínuo e infinito.

Esse esquema é bem tentador de se acreditar, porém, é simplesmente falso. Todavia, aqui há um erro que é simplesmente explicado pelas leis de Newton uma vez que a ação e repulsão provocada pelos dois imãs fariam com que o carro não andaria uma vez que essas forças magnéticas teriam mesma intensidade e direção mas diferentes sentidos, os quais seriam opostos. Logo, o carro não anda, a seguir há uma explicação bem interessante do Manual do mundo sobre esse problema.

Referências

  1. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para Cientistas e Engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
  2. YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física II: Termodinâmica e Ondas. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
  3. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física. Vol. 2. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  4. ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física. Vol. 2. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.
  5. MOYSÉS, Luiz Nussenzveig. Curso de Física Básica. Vol. 3: Eletromagnetismo. São Paulo: Edgard Blücher, 2019.
  6. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física. Vol. 3. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
  7. FEYNMAN, Richard P.; LEIGHTON, Robert B.; SANDS, Matthew. Lições de Física de Feynman. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Bookman, 2013.
  8. Khan Academy. Segunda Lei da Termodinâmica. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/physics/thermodynamics/laws-of-thermodynamics/a/the-second-law-of-thermodynamics. Acesso em: 5 jan. 2024.
  9. Engineering Toolbox. Second Law of Thermodynamics. Disponível em: https://www.engineeringtoolbox.com/second-law-thermodynamics-d_295.html. Acesso em: 5 jan. 2024.

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!