Numerologia – O que os números não dizem sobre você

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A numerologia é uma pseudociência estabelecida sob a crença de que números estariam relacionados a determinação de aspectos da vida dos seres humanos. Decerto, as pseudociências estão aliadas as mais distintas formas e às mais variadas áreas do conhecimento humana sendo inclusive ligadas, por vezes, a matemática e/ou física através dos números. Entretanto, essas relações evocadas pela numerologia não passam de meras coincidências provocadas por buscar-se ter algo de forma demasiada.

Nesse sentido, nós da MeuGuru trouxemos nesse artigo um texto com intuito de desmistificar essa pseudociência. Em suma, nesse artigo nós iremos primeiro te explicar o que é essa tal numerologia e depois exploraremos a existência dos padrões numéricos que evocam-se em diferentes cenários, relações e contextos. Por fim, te mostraremos, inclusive com um filme duvidoso (pelo menos de acordo com o rotten tomates) que se você quiser poderá encontrar em todo local o número 23.

Entendendo a numerologia

Então, começamos explicando o que é a numerologia. Em verdade, essa pseudociência parte da crença de um sistema metafísico que dá sentido e significado para números podendo esses influenciar na vida das pessoas estando presente ou não em suas vidas. Por conseguinte, essa pseudociência então toma para cada número existente algum sentido e o atribui aspectos de personalidade que serão, posteriormente, associados aos indivíduos que tiverem esse número presente ou ausente.

Ademais, na numerologia, cada número é considerado portador de uma vibração única e possui um significado específico. Assim, os praticantes da numerologia acreditam que é possível calcular e interpretar números relacionados a datas de nascimento, nomes, palavras, combinações de números e outros elementos para obter insights sobre a personalidade, talentos, desafios, relacionamentos e direções na vida de uma pessoa. Além disso, há ainda os indivíduos que creem fielmente na numerologia que é possível ainda prever o futuro através do cálculo dos números sob dadas condições específicas.

Entretanto, um dos grandes pontos dessa pseudociência é a problemática de que números podem e são presentes na vida de todas as pessoas, mas esses objetos foram desenvolvidos por nós isto é, por nossa filosofia e intelectualidade. Logo, isso por si só já descaracteriza essa mistificação que é feita sob os números.

Mas, infelizmente isso não é suficiente para que essa pseudociência caia em desuso e que as pessoas entendam fortemente que na verdade o que é feito é uma busca demasiada por padrões numéricos sempre nos levará a obter algum número desejado. Por isso, ainda hoje muitas pessoas acreditam fielmente nesse tipo de problema e nessa pseudociência, atualmente há diferentes sistemas numerológicos, como a numerologia pitagórica, a numerologia cabalística e a numerologia chinesa, cada um com suas próprias interpretações e métodos de cálculo.

Padrões numéricos existem ?

De fato, você pode encontrar padrões numéricos em qualquer coisa e isso decorre simplesmente por que padrões são determinados para serem o que são. Certamente, isso pode parecer um pouco confuso, porém, é bem mais claro do que você pensa o que estamos querendo dizer é que um determinado padrão numérico é obtido simplesmente pela vontade e interesse daquele que o busca.

Assim, suponhamos que queremos achar o número 7 em nossas vidas por esse estar associado a sorte. Então, alguma pessoa intencionada em ter esse número em sua vida poderia começar a realizar operações entre números, por exemplo, se o número de sua casa é 451 então ela poderia notar que 5-1 + 4-1 = 7, em que fizemos a soma dos dois primeiros algarismos do seu número subtraídos, cada um, pelo terceiro algarismo. Ou seja, com isso obtemos o número desejado.

Nesse contexto é bem interessante quando evocamos e adentramos dentro dos números irracionais. Com efeito, esses números constituem grande parte dos números reais e possuem em sua composição uma dízima infinita que sequer possui um padrão definido. Por conseguinte, esses números extendem-se infinitamente e assim qualquer combinação possível de números pode ser encontrada em alguma posição de suas dízimas infinitas.

Decerto, isso é interessante e bem curioso ainda mais por que desenvolveram formas de buscar alguns números ou melhor alguma sequência numérica para o dentro dos infinitos dígitos do número pi. Uma vez que, o número pi é irracional nesse site você poderá encontrar, por exemplo, o seu número telefone, data de nascimento e outros números dentro desses dígitos do pi.

Imagem ilustrativo do número pi usado como exemplo sobre numerologia.

A numerologia na cultura pop – O número 23

Assim, agora vamos discutir um pouco sobre como a numerologia já apareceu nas telonas em uma produção cinematográfica. Com efeito, o filme Número 23 estrelado pelo grandioso Jim Carrey consiste num suspense em que o personagem principal Walter Sparrow (estrelado por Jim Carrey), um funcionário do canil municipal, que ganhou um livro de presente de sua esposa Agatha, chamado O número 23. Todavia, ao ler o livro Walter conhece um pouco da vida de Fingerling que também é estrelado por Jim Carrey, essa personagem possui uma forte obssessão com o número 23 ao passo que ele consegue ver a presença desse número em todos os locais para qual está.

Na verdade, o que ocorre é que essa personagem busca encontrar o numero 23 ao passo que tem uma obsessão inata por ele. Desse modo, segue que quaisquer aparições de números o mesmo tenta arranjá-los de tal forma que forme-se o número 23. Entretanto, isso é algo curioso pois isso sempre é possível, decerto, sempre que temos alguns números podemos, por um conjunto de operações particulares obter o número desejado.

Assim, o número 23 em sí não desempenha qualquer papel significativo ou realmente é relevante para Walter ou fingerling. Entretanto, a psiquê do personagem o leva a crer, pseudocientificamente, que tal número também o persegue uma vez que Walter nota diversas semelhanças entre ele e Fingerling, em particular, Fingerling em sua história no livrro número 23 realiza alguns crimes e inclusive mata algumas pessoas, e isso faz com que Walter tenha medo de se tornar um assassino.

Referências

  1. SAGAN, Carl. The Demon-Haunted World: Science as a Candle in the Dark. Random House, 1996.
  2. GOLDACRE, Ben. Bad Science. Harper Perennial, 2010.
  3. SHERMER, Michael. Why People Believe Weird Things. Holt Paperbacks, 2002.
  4. RANDI, James. Flim-Flam! Psychics, ESP, Unicorns, and Other Delusions. Prometheus Books, 2010.
  5. LILIENFELD, Scott O. et al. Science and Pseudoscience in Clinical Psychology. Guilford Press, 2014.
  6. DRAYER, Ruth A. Numerology: The Power in Numbers. Square One Publishers, 2005.
  7. DECOZ, Hans. Numerology: Key to Your Inner Self. Avery, 1994.
  8. JUNO JORDAN, Numerology: The Romance in Your Name. Inner Light Publications, 1965.
  9. CHEIRO. Cheiro’s Book of Numbers. Arco, 1988.
  10. NEUMAN, W. Lawrence. Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. Pearson, 2013.
  11. CRESWELL, John W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications, 2013.
  12. TROCHIM, William M.K., DONNELLY, James P. The Research Methods Knowledge Base. Atomic Dog Publishing, 2008.
  13. LAPIN, Daniel. Buried Treasure: Hidden Wisdom from the Hebrew Language. Lederer Books, 2001.
  14. POPPER, Karl R. The Logic of Scientific Discovery. The British Journal for the Philosophy of Science, vol. 1, no. 2, 1950, pp. 135-137.
  15. KUHN, Thomas S. The Structure of Scientific Revolutions. The University of Chicago Press, 1962.
  16. LAKATOS, Imre. Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes. In: LAKATOS, Imre, MUSGRAVE, Alan. Criticism and the Growth of Knowledge. Cambridge University Press, 1970, pp. 91-195.
  17. POPPER, Karl R. Conjectures and Refutations: The Growth of Scientific Knowledge. Routledge, 2002.

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!