Ciclo Menstrual: Os Hormônios Envolvidos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

ciclo menstrual

Todo mês, uma mulher jovem, saudável, que não faz uso de medicamentos específicos e que não esteja grávida, menstrua. Embora isso seja um fato amplamente conhecido, ainda existem pessoas que o tratam como tabu. Devido à sua natureza cíclica, damos a esse fenômeno o nome de ciclo menstrual, que tem uma duração média de 28 dias, claro, variando para mais ou menos.

Além disso, para que o ciclo ocorra de maneira regular, diversos hormônios atuam de forma integrada, regulando cada uma das fases desse processo. Portanto, compreender como esses hormônios funcionam é essencial para entender o ciclo menstrual. E é justamente isso que iremos discutir aqui hoje.

O ciclo menstrual ocorre concomitantemente no útero e no ovário. De forma geral, o ciclo uterino se subdivide em: menstruação, fase proliferativa e fase secretora. Já o ciclo ovariano possui duas fases que preparam o óvulo para a fecundação ou o “descartam”, quando ela não ocorre. São elas: a fase folicular e a fase lútea. O que conecta os ciclos e ocorre bem na metade de ambos é a ovulação. Caso ocorra relação sexual desprotegida durante essa fase, as chances de, em alguns meses, termos um chá revelação e um chá de bebê são bem grandes.

Antigamente, era muito comum utilizar uma contagem dos dias do ciclo pra saber quando a ovulação ocorreria e evitar uma gravidez. Na verdade, esse método era conhecido como a “tabelinha”. Entretanto, ele acabou não se mostrando 100% eficaz, especialmente porque a duração de cada fase do ciclo menstrual é bem variável em cada organismo. 

Ciclo Uterino:  Menstruação

Quando a menstruação se inicia, inicia-se também o ciclo menstrual. Assim, os baixos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona fazem com que o endométrio descame e saia na menstruação. A duração média da menstruação é de 5 a 7 dias.

Ciclo Uterino: Fase Proliferativa

Quando a menstruação finaliza, o útero começa a reconstruir o endométrio, preparando-se para caso ocorra a fecundação, futuramente abrigar um feto. Por isso, a “proliferação” mencionada nessa fase diz respeito ao crescimento rápido das células na parede uterina. Esse processo ocorre devido ao aumento do hormônio estrogênio, e costuma durar do quinto ao décimo quarto dia do ciclo, aproximadamente.

Ciclo Ovariano: Fase Folicular

Ao mesmo tempo em que ocorre a menstruação, no ciclo uterino, a fase folicular é iniciada. Vale ressaltar que a menstruação dura até mais ou menos a metade desta fase. Durante esse período, há a liberação do hormônio folículo-estimulante (FSH), que tem esse nome por estimular o maior folículo (que abriga o óvulo) presente num dos ovários a se desenvolver. À medida que o folículo cresce e se desenvolve, ele começa a liberar estrogênio. Vale mencionar que o pico de liberação de ambos hormônios ocorre alguns dias antes da ovulação. Em termos de duração, esta fase dura em média entre 10 a 22 dias, culminando com a ovulação.

O “meio” do Ciclo: Ovulação

Assim que o folículo atinge seu tamanho e amadurecimento máximos, ocorre um pico de liberação de hormônio luteinizante (LH), que já vinha sendo liberado em baixas quantidades. Esse aumento repentino do LH faz com que o folículo libere o óvulo para fora do ovário, dando início à ovulação. Normalmente, ela ocorre por volta da metade do ciclo. É exatamente nessa fase que pode ocorrer a concepção de um bebê, pois há um óvulo disponível para ser encontrado por um espermatozoide.

No entanto, como o espermatozoide pode sobreviver por vários dias dentro do útero, o período fértil abrange também os três a quatro dias que antecedem e os três a quatro dias que sucedem a ovulação. Por essa razão, é essencial conhecer o ciclo menstrual e os hormônios envolvidos em todas as fases. Com esse conhecimento, é possível compreender melhor o funcionamento do corpo e identificar os momentos de maior fertilidade.

Ciclo Uterino: Fase Secretora

Desde a ovulação até o final do ciclo, ou seja, no início da próxima menstruação, a fase secretora ocorre, durando, portanto, cerca de 14 dias. Nesta fase, o hormônio progesterona atinge níveis máximos, o que faz com que o endométrio pare de proliferar. Posteriormente, ele pode ou abrigar um bebê ou descamar na menstruação, dependendo do caso.

Caso não tenha ocorrido a fecundação, é nesta fase que as cólicas menstruais se iniciam, pois o útero começa a se contrair para iniciar a menstruação. As cólicas (infelizmente) duram até a menstruação.

Ciclo Ovariano: Fase Lútea

Ao mesmo tempo em que ocorre a fase secretora no ciclo uterino, a fase lútea também acontece, mas ocasionada pelo folículo, agora sem o óvulo.

Após liberá-lo, o folículo passa a ser chamado de corpo lúteo. Ele libera os hormônios progesterona e estrogênio, que são essenciais para manter uma gestação. Caso a concepção não ocorra, o corpo lúteo se desfaz, mais ou menos de 9 a 11 dias após a ovulação, e a menstruação ocorre. Inicia-se, assim, um novo ciclo menstrual e os hormônios envolvidos no anterior voltam a ser liberados novamente, de acordo com a fase.

Muitas pessoas que têm útero não conhecem seu ciclo menstrual. É muito importante entender o próprio corpo e o corpo do outro, tanto para evitar surpresas quanto para se compreender e aprender a respeitar o outro. Alguns aplicativos auxiliam a monitorar sinais no corpo que indicam as fases do ciclo menstrual, e deixo como dica aqui o mais famoso: Clue.

 

Veja mais em nosso blog: 

IUCN: As Categorias da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas

Cinomose: Uma Ameaça aos Cães e um Desafio para os Tutores

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!