“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.
O conceito de desenvolvimento sustentável pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes, mas em sua essência está uma abordagem de desenvolvimento que procura equilibrar necessidades diferentes, e muitas vezes concorrentes, contra a consciência das limitações ambientais, sociais e econômicas que enfrentamos como sociedade.
Com muita frequência, o desenvolvimento é impulsionado por uma necessidade específica, sem considerar plenamente os impactos mais amplos ou futuros. Já estamos vendo os danos que esse tipo de abordagem pode causar, desde crises financeiras em larga escala causadas por bancos irresponsáveis até mudanças no clima global resultantes de nossa dependência de fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis. Quanto mais perseguirmos o desenvolvimento insustentável, mais frequentes e graves serão suas consequências, e é por isso que precisamos agir agora.
É tudo sobre o meio ambiente?
Viver dentro dos nossos limites ambientais é um dos princípios centrais do desenvolvimento sustentável. Uma implicação de não fazer isso é a mudança climática.
Mas o foco do desenvolvimento sustentável é muito mais amplo do que apenas o meio ambiente. Trata-se também de garantir uma sociedade forte, saudável e justa. Isso significa atender às diversas necessidades de todas as pessoas em comunidades existentes e futuras, promovendo bem-estar pessoal, coesão social e inclusão e criando oportunidades iguais.
O desenvolvimento sustentável se concentra no futuro, isso significa que perdemos agora?
Não necessariamente. Desenvolvimento sustentável é encontrar melhores maneiras de fazer as coisas, tanto para o futuro quanto para o presente. Podemos precisar mudar a forma como trabalhamos e vivemos agora, mas isso não significa que nossa qualidade de vida será reduzida.
Uma abordagem de desenvolvimento sustentável pode trazer muitos benefícios a curto e médio prazo, por exemplo:
Economia – Como resultado do escrutínio da SDC, o governo economizou mais de £ 60 milhões ao melhorar a eficiência em todo o seu patrimônio.
Saúde e Transporte – Em vez de dirigir, mudar para caminhada ou ciclismo para viagens curtas economizará dinheiro, melhorará sua saúde e geralmente será rápido e conveniente.
Desenvolvimento Sustentável, como é que isso me afeta?
A maneira como abordamos o desenvolvimento afeta a todos. Os impactos de nossas decisões como sociedade têm consequências muito reais na vida das pessoas. O mau planejamento das comunidades, por exemplo, reduz a qualidade de vida das pessoas que nelas vivem. (Depender de importações em vez de cultivar alimentos localmente coloca o Reino Unido em risco de escassez de alimentos.)
O desenvolvimento sustentável fornece uma abordagem para tomar melhores decisões sobre as questões que afetam todas as nossas vidas. Ao incorporar os planos de saúde no planejamento de novas comunidades, por exemplo, podemos garantir que os moradores tenham fácil acesso a serviços de saúde e lazer. (Ao encorajar cadeias de abastecimento de alimentos mais sustentáveis, podemos garantir que o Reino Unido tenha comida suficiente para o futuro a longo prazo.)
Como fazemos isso acontecer?
Todos nós temos um papel a desempenhar. Pequenas ações, tomadas coletivamente, podem resultar em mudanças reais. No entanto, para alcançar a sustentabilidade no Reino Unido, acreditamos que o governo precisa assumir a liderança. O trabalho do SDC é ajudar a fazer isso acontecer, e fazemos isso por meio de uma mistura de escrutínio, aconselhamento e capacitação organizacional para o desenvolvimento sustentável.
Referências:
- https://www.sd-commission.org.uk/pages/what-is-sustainable-development.html
- https://www.iisd.org/mission-and-goals/sustainable-development