Controle de qualidade: Uma breve introdução

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

O controle de qualidade é o conglomerado de boas práticas e procedimentos regidos no interior empresas para assegurar a excelência dos produtos. Os serviços que são entregues, devem garantir a qualidade e confiabilidade ao cliente final. Portanto, assegurar o melhor produto e resultado deve ser obrigação de qualquer profissional.

O que é controle de qualidade

            O controle de qualidade é conjunto de sistema, regras e procedimentos que tem por finalidade entregar o produto de forma padronizada ao cliente. Além de garantir produto com qualidade, também gera confiabilidade do cliente em relação a empresa. Os metódos rígidos têm a finalidade de garantir a segurança do produto, que será utilizado com maior segurança pelo indivíduo. O lado positivo do controle de qualidade é que sempre haverá a melhoria do serviço prestado.

Exigências

            Acerca do controle de qualidade, foi implementado por meio de medidas de análises estatísticas voltadas ao melhor produto. A produto deverá ser acompanhado, de perto visto que essa observação pois, verificar a existências de falhas. Desse modo, será gerado um padrão de execução que deve ser seguido por todos os profissionais que realizem a manipulação da amostra.

Erros no controle de qualidade

            Os erros podem ocorrer em qualquer etapa do processo de produção do produto. No entanto, nossa missão é minimizar as falhas referentes, para que tenhamos o melhor resultado. As falhas podem ocorrer devido a falha humana, do equipamento ou de ambos. Desse modo vou focar nos erros mais comuns que existem no laboratório de análises clínicas.

Fases dos erros em controle de qualidade

            É um lugar de fácil acesso, desde a população de menor poder aquisitivo até o mais alta classe de vida. É notório que quanto maior for o padrão da clínica melhor será o resultado, mas erros ainda podem acontecer. Sendo assim, podemos classificar os erros ou falhas em três fases distintintas.

Pré-analítico

Os erros pré-analíticos, são as falhas no momento da pré execução dos exames. Cerca de 90% ou mais acontecem por falha humana. Os principais erros que posso elencar são:

  • Erro de digitação, isso ocorre quando o profissional da recepção não entende a requisição médica e cadastra o exame errado.
  • Tempo de jejum, o paciente não respeita o tempo de jejum necessário para o preparo do exame, alterando os resultados de forma significativa.
  • Coleta, esse erro acontece quando uma coleta sanguínea é mal feita, gerando um resultado completamente inesperado. Considero o pior erro de todos nessa fase.

Analítico

Os erros na fase analítica, são as falhas no momento de execução dos exames. Ou seja, é na produção dos resultados que acontecem estas falhas. Quase 100% dessas falhas são de origem não humana. Os principais erros que posso mencionar são: Quebra de hardware, reagentes mal acondicionados, má utilização do equipamento dentre outros.

Pós-analítico

Os erros na fase pós-analítica, são as falhas que acontecem após a execução dos exames. Nesta fase pode colocar acarretar em perda de credibilidade da clínica visto que é nela que serão interpretados os resultados. Os erros mais comuns nessa fase são: erro de digitação, falta de conferência dos resultados obtidos dentre outros.

Assim, ao se atentar os quais erros são mais fáceis de acontecer o resultado virá com uma maior confiabilidade. Entretanto, um profissional desqualificado não saberá identificar o erro e em qual fase foi cometido. Ademais, recomendo que os profissionais sempre busquem capacitar-se logo todo conhecimento é bem vindo.

Portando gurunauta, se esta gostando de nossas publicações fique ligado pois verá o melhor conteúdo da forma mais didática possível.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!