Revisitando a definição de reciclagem. O JRC propõe correções à metodologia de cálculo existente para a reciclagem.
Na Diretiva-Quadro de Resíduos, atualmente, a reciclagem é “qualquer operação de valorização pela qual os resíduos são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias, seja para os fins originais ou outros“.
Embora pareça simples, levanta muitas perguntas:
- Os processos que produzem um produto e um combustível seriam considerados reciclagem?
- Como você mede a quantidade de material reciclado: com base na entrada ou na saída?
- Como você pode fazer uma distinção entre reciclagem de baixa qualidade e de alta qualidade?
Há uma lacuna clara entre as reivindicações de reciclagem nos produtos e a quantidade real de materiais reciclados e transformados em novos produtos. Ao mesmo tempo, novas tecnologias, como o processamento químico de plásticos, são capazes de produzir novos blocos de construção úteis para a produção de materiais e não apenas combustíveis ou energia. Portanto, precisamos de uma definição melhorada para reciclagem.
Com a contribuição de especialistas acadêmicos e partes interessadas de todo o setor de reciclagem, a pesquisa do JRC se concentra em uma avaliação crítica dos balanços de massa de vários processos de reciclagem e nas várias maneiras pelas quais a “reciclagem de qualidade” é definida na prática. Avaliando os possíveis impactos econômicos e ambientais de mudanças nas definições legais existentes, o JRC está propondo correções na metodologia de cálculo existente para reciclagem.
Reciclagem e seus benefícios
A coleta e frequentemente reprocessamento de materiais descartados para reutilização. Materiais reciclados incluem aqueles usados em processos de fabricação e aqueles usados em produtos de consumo.
O material reciclado é muitas vezes degradado pelo uso ou processamento e, portanto, deve ser convertido para outra finalidade. Por exemplo, o processamento de jornais reciclados e outros resíduos de papel geralmente encurta suas fibras, e o material não pode ser usado para fazer papel de alta qualidade. Em vez disso, pode ser reprocessado para fazer papelão ou isolamento. A reciclagem ajuda a reduzir a poluição, prolongar a utilidade dos aterros sanitários e conservar os recursos naturais.
Reciclar, conserva energia, reduz a poluição do ar e da água, reduz os gases de efeito estufa e conserva os recursos naturais.
Todo mundo sabe que reciclar significa menos lixo indo para nossos aterros, mas o maior benefício ambiental da reciclagem é a conservação de energia e recursos naturais e a prevenção da poluição gerada quando uma matéria-prima é usada para fazer um novo produto.
Por que a reciclagem é importante?
- Protege os ecossistemas e a vida selvagem: Quando reciclamos, diminuímos a perturbação do mundo natural. Quando cortamos menos árvores e florestas, estamos evitando danos aos animais. Ao reduzir a interrupção e os danos ao mundo natural, ajudamos a preservar os ecossistemas e a vida selvagem.
- Conserva nossos recursos naturais: Alguns dos recursos naturais do mundo são escassos e, quando reciclamos, ajudamos a conservar esses recursos naturais. Quando reciclamos papel, salvamos florestas e árvores. Quando reciclamos o plástico, ele absorve muitos resíduos sólidos e pode levar séculos para se decompor. Além disso, a maior parte do plástico vem de hidrocarbonetos de combustíveis fósseis. A reciclagem de metais reduz a necessidade de extrair novos minérios de metal, enquanto a reciclagem de vidro reduz nossa necessidade de certas matérias-primas, como areia.
- Economiza energia: Fazer produtos a partir de materiais reciclados requer menos energia do que fazê-los a partir de matérias-primas novas. É preciso muito menos energia para fabricar produtos a partir de materiais reciclados do que de matérias-primas. Por exemplo, reciclar uma garrafa de vidro economiza energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts por quatro horas.
- Reduz as Emissões de Carbono: A reciclagem consome menos energia, o que reduz nossa pegada de carbono e emissões. Reduzir nossa pegada de carbono ajuda a minimizar os resíduos de liberação de metano de aterros sanitários, o que contribui para a mudança climática.
- Economiza dinheiro: Quanto mais reciclamos, mais dinheiro podemos economizar. Devoluções de depósitos também podem ajudar a adicionar incentivos financeiros para reciclar. Pode ajudar a proteger o meio ambiente enquanto preserva os recursos naturais. É fundamental reciclar e minimizar a quantidade de resíduos que estamos colocando na atmosfera. Isso pode ajudar a economizar energia, reduzir o desperdício em aterros e proteger nosso meio ambiente.
Referências
- https://joint-research-centre.ec.europa.eu/scientific-activities-z/less-waste-more-value/definition-recycling_en
- https://environment.ec.europa.eu/topics/waste-and-recycling/waste-framework-directive_en
- https://www.dictionary.com/browse/recycling
- https://lbre.stanford.edu/pssistanford-recycling/frequently-asked-questions/frequently-asked-questions-benefits-recycling#:~:text=Q%3A%20What%20are%20the%20environmental,and%20reduced%20landfill%20by%2035%25.
- https://northhillbottledepot.ca/why-is-recycling-important-10-benefits-of-recycling/