Em um circuito, além da fonte de tensão dependente, há fontes ideais de tensão e corrente podem ainda ser descritas como independentes.
Uma fonte independente estabelece uma tensão ou corrente em um circuito sem depender de tensões ou correntes existentes em outros pontos do circuito.
O valor da tensão ou corrente fornecida é especificado apenas pelo valor da fonte independente. Ao contrário, uma fonte dependente estabelece uma tensão ou corrente cujo valor depende do valor de uma tensão ou corrente em outro ponto do circuito.
Não se pode especificar o valor de uma fonte dependente a menos que se conheça o valor da tensão ou corrente da qual depende.
Nos circuitos com duas ou mais fontes que não estão em série ou em paralelo, devem ser empregados métodos como Análise de Malhas ou Análise de Nós.
Existem fontes reais, chamadas independentes, e fontes utilizadas em modelos elétricos simplificados de circuitos, as fontes dependentes ou controladas.
Fonte de tensão ou corrente independente
As características da fonte são independentes do circuito ao qual são aplicadas (mesmo que a fonte esteja isolada).
Fontes de tensão ou de corrente controlada
As características da fonte são determinadas (ou controladas) por uma tensão ou corrente no circuito em que se encontra.
A amplitude de uma fonte de corrente ou de tensão pode se controlada por uma tensão ou uma corrente, respectivamente.
Nos casos em que V=0 ou I=0, o resultado pode ser um curto-circuito ou um circuito aberto equivalente.
O tipo de representação (fig. 3) para esses casos depende se a fonte é de corrente ou de tensão e não se o agente controlador é V ou I.
Portanto, quando temos uma fontes de tensão dependente no circuito, deve-se conhecer a relação com sua variável dependente.