Chegaram as férias e com elas muitas pessoas acabam por ter prejuízos relacionados aos golpes. Aprenda neste post como não cair em golpes via celular.
E garanta a sua segurança e dos seus familiares
Bora lá, Guru?
Como não cair em golpes via celular? Golpes via SMS
Entende-se que no final do ano, muitas pessoas mal intensionadas acabam por extorquir dinheiro dos que estão desavisados. Assim, é primordial que cada um entenda sobre os golpes mais utilizados pelos golpistas e esteleniotários. Os via SMS são os mais recentes.
Este tipo de golpe ocorre após o recebimento de um SMS aleatório e a partir daí, caso você entre em contato com a empresa que aje de má fé,será persoadido à realizar um PIX ou até mesmo pagar algum tipo de boleto relacionado a uma dívida inexistente.
Assim, para prevenir este tipo de Golpe, basta apenas que você saiba sobre as suas dívidas e as observe antes de ligar para qualquer local por qualquer mensagem.
Outro golpe muito comum é o via WhatsApp que você verá a seguir:
Golpe via WhatsApp
Caso você receba alguma mensagem pedindo dinheiro, desconfie, pois pode ser um golpe!
Pois, muitas pessoas mal intensionadas acabam por utilizar o WhatsApp para golpes. É apenas um link!
É Só um link para você entregar os seus dados e em questão de segundos, a invasão do seu celular por pessoas mal intensionadas acontecerá!
Portanto, considere que você deve conhecer muito bem os seus contatos e as mensagens.
Para que isso não ocorra, uma dica muito boa é:
Observe os links que clica, pois, quem os envia tem a intensão de clonar seus dados!
Tome cuidado, pois,este tipo de crime, ocorre também no Facebook e no Instagram através da venda de rifas ilícitas ou links internacionais e desconhecidos. Afinal, como não cair em golpes via celular?
Fica a dica para não cair neste tipo de golpe:
- Adote em suas redes sociais e aplicativos para este fim, a verificação em duas etapas, ou seja, há programas que fazem este tipo de analise de segurança e não permitem que suas redes sociais sejam invadidas por pessoas mal intensionadas.
- Adicione somente quem você conhece de verdade no seu WhatsApp e nas suas redes sociais.
- Não acesse ou entre em links desconhecidos. Caso isso ocorra, você deve observar suas redes sociais e o seu celular, pois ao mesmo tempo que pode não ser nada, poderá ser alguma coisa mais complicada. Portanto, cuidado é muito bom!
Em caso de coação ou ameaça nas redes sociais, procure imediatamente a Polícia da sua região para que você possa registrar um boletim de ocorrência e manter-se seguro.
Afinal, férias são feitas para relaxar, e não para ficar nervoso, não é mesmo?
Cuide-se, viaje bastante e descubra quais são as maravilhas deste Brasil!
Até amanhã!