A ISO 9001 é definida como a norma internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade (QMS-quality management system). Dessa maneira, as organizações usam o padrão para demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e regulamentares. É o padrão mais popular da série ISO 9000 e o único padrão da série para o qual as organizações podem se certificar.
Primeiramente, se aplica a qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor. Assim, mais de um milhão de organizações de mais de 160 países aplicaram os requisitos da norma aos seus sistemas de gestão da qualidade.
Organizações de todos os tipos e tamanhos descobrem que usar o padrão ISO 9001 as ajuda a:
- Organizar processos
- Melhore a eficiência dos processos
- Melhorar continuamente
Quais tópicos da ISO 9001
Dessa maneira, a ISO é baseada na metodologia planejar-fazer-verificar-agir (PDCA – plan/do/check/act) e fornece uma abordagem orientada a processos para documentar e revisar a estrutura, responsabilidades e procedimentos necessários para alcançar um gerenciamento de qualidade eficaz em uma organização. Seções específicas da norma contêm informações sobre muitos tópicos, como:
- Requisitos para um QMS, incluindo informações documentadas, planejamento e determinação de interações de processo;
- Responsabilidades da gestão;
- Gestão de recursos, incluindo recursos humanos e ambiente de trabalho de uma organização
- Realização do produto, incluindo as etapas desde o projeto até a entrega;
- Medição, análise e melhoria do QMS por meio de atividades como auditorias internas e ações corretivas e preventivas.
Benefícios da ISO 9001
Dessa forma, a ISO 9001 ajuda as organizações a garantir que seus clientes recebam consistentemente produtos e serviços de alta qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios, incluindo clientes, gerentes e funcionários satisfeitos.
Em síntese, como a ISO 9001 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade eficaz, as organizações descobrem que o uso da norma as ajuda a:
- Organizar um SGQ;
- Crie clientes, gerentes e funcionários satisfeitos;
- Melhorar continuamente seus processos;
- Economize custos.
Certificação ISO 9001
Assim, alcançar a certificação significa que uma organização demonstrou o seguinte:
- Segue as orientações da norma ISO 9001;
- Atende aos seus próprios requisitos;
- Atende aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares;
- Mantém a documentação.
A certificação no padrão ISO 9001 pode aumentar a credibilidade de uma organização, mostrando aos clientes que seus produtos e serviços atendem às expectativas. Em alguns casos ou em alguns setores, a certificação é exigida ou exigida legalmente. O processo de certificação inclui a implementação dos requisitos e, em seguida, a conclusão de uma auditoria bem-sucedida do registrador, confirmando que a organização atende a esses requisitos.
Nesse sentido, as organizações devem considerar ao começar a se preparar para uma certificação do sistema de gestão da qualidade:
- Custos do registrador para auditorias de registro, vigilância e re-certificação da ISO 9001;
- Nível atual de conformidade com os requisitos da ISO 9001;
- Quantidade de recursos que a empresa vai dedicar a este projeto para desenvolvimento e implementação;
- Quantidade de suporte que será exigida de um consultor e os custos associados.
A chave para qualquer negócio de sucesso é um forte controle de qualidade. Se você deseja que sua operação prospere, sua base de consumidores em potencial deve ter certeza de que os produtos ou serviços que você oferece atendem ou excedem os padrões esperados. A ISO 9001 é uma maneira rápida e fácil para os consumidores em potencial verem se sua empresa investiu tempo e esforço para garantir que seu produto ou serviço seja o melhor possível.
Referências
- https://asq.org/quality-resources/
- https://www.qmsuk.com/iso-standards/
- https://www.nqa.com/en-my/certification/standards/