Venha por meio desse post entender como funciona a sinalização celular no nosso organismo, e como isso possibilita o funcionamento do nosso corpo.
Você já parou para pensar em como uma célula se comunica com a outra? Já teve curiosidade a respeito disso? Pois, bem isso funciona com base na sinalização celular!
Vem saber mais!
Sinalização celular: O que é?
A sinalização celular se determina por ser a forma como as células se comunicam e por meio disso valida-se todo o processo de como uma molécula que realiza diversas analises é produzida.
Da mesma forma, entende-se que ocorre, então, por base nessa sinalização a comunicação com a referida célula alvo.
Igualmente, há diversas etapas que determinam a sinalização celular. E, com isto, tais sinais determinam como a célula deve agir. E, assim tem-se que há o processo de integração o qual possibilita a formação de organismo de modo multicelular.
Etapas:
Em síntese, essas etapas se baseiam por inicialmente determinarem que ocorra a presença de determinados elementos, os que se elucidam como a célula sinalizadora, a molécula de ordem sinalizadora, juntamente com a célula alvo.
Ao mesmo tempo, ocorre a produção de uma molécula de ordem de sinalização a qual é responsável por levar diversas informações entre uma célula e outra.
Em suma, essa célula alvo recebe o nome de molécula sinalizadora. E, como isso ocorre há a ligação de receptores específicos.
É importante informar que tais receptores podem se determinar como membranas e também no interior da célula para que você possa compreender…
Inicialmente, por meio dessas etapas as células sinalizadora irão realizar a síntese e liberação de moléculas de sinalização. E, por meio disso, a molécula de ordem sinalizadora se orienta em direção a célula -alvo.
Frequentemente, ocorre a localização próxima a célula, podendo ser essa ou não sinalizadora. No que tange a molécula sinalizadora se determina como um receptor de ordem especifica que se localiza na célula de origem ao alvo.
Antes de mais nada, emite-se sinal. E, posteriormente ocorre a modificação de célula por meio da garantia de resposta de ordem celular.
Tipos de sinalização
Imediatamente, é importante elucidar que há vários tipos de sinalização como os que serão elucidados a seguir:
- Sinalização autócrina: a molécula sinalizadora é produzida por uma célula sinalizadora que também é a célula-alvo;
- Sinalização parácrina: nessa sinalização, a molécula sinalizadora é liberada e atua em células que estão próximas a ela. Nesse processo, a molécula encontra a célula-alvo por processo de difusão;
- Sinalização endócrina: nessa sinalização, as moléculas sinalizadoras, chamadas de hormônios, são lançadas na corrente sanguínea para atuar em células-alvo distantes;
- Sinalização sináptica: nessa sinalização, observa-se que as moléculas sinalizadoras, denominadas de neurotransmissores, são lançadas em junções especializadas entre neurônios e células-alvo, chamadas de sinapses;
- Sinalização neuroendócrina: esse tipo de sinalização ocorre em neurônios especializados, que liberam os neurormônios, os quais serão lançados na corrente sanguínea, desencadeando resposta em células-alvo distantes.
- Fonte: Mundo educação Uol (2023).
Enfim, a sinalização celular é um quesito muito importante em nosso organismo. Primordial, para a nossa garantia de vida.
Gostou do texto?