Estamos sempre rodeados por motores elétricos. O redator que vos escreve, neste momento, está esfriando seu corpo com o auxílio de um motor elétrico de corrente alternada, com um sistema de pás aerodinâmicas acopladas no eixo de rotação, isto é o ventilador.
Motores no geral são dispositivos que convertem algum tipo de energia em energia mecânica. No caso do motor elétrico, a energia elétrica é convertida para energia mecânica.
Hoje em dia , o motor elétrico está sendo bastante utilizado na indústria da mobilidade, pois a energia elétrica pode ser obtida através de fontes renováveis. Seu uso gera grande economia de emissão de gases poluentes na atmosfera, se a energia usada for ecológica.
Além disso, os motores elétricos são utilizados em diversas outras aplicações. Esse motor é muito utilizado pela facilidade de construção e pela sua eficiência energética.
Motor elétrico: Como funciona?
Em resumo, o motor elétrico funciona com base nos princípios do eletromagnetismo. No artigo sobre indutores, vimos como a corrente elétrica fluindo em um fio pode gerar um campo magnético. Usando esse princípio, podemos usar um conjunto de ímãs permanentes com bobinas para ocorrer uma repulsão eletromagnética sincronizada, e fazer um eixo girar.
Esquema de um tipo de motor elétrico simples. Fonte: Brasil Escola.
No diagrama acima, podemos observar um ímã permanente, com polos N e S. Dentro da parte metálica, existe uma bobina, que a corrente varia de forma sincronizada. Portanto, essa sicronia da variação da corrente faz com que um campo magnético gerado pela corrente exerça uma força de repulsão com o campo magnético do ímã.
Essa força “liga e desliga”, à medida que o eixo do motor, ou rotor, gira. Vale salienta que quanto maior a corrente, maior é o campo magnético gerado e maior é a velocidade que o rotor vai girar. É claro que nos motores reais, existe um limite físico de velocidade, de tal forma que se a corrente subir mais, a energia extra será convertida em calor e o motor vai esquentar, podendo queimar.
Motor elétrico: Principais tipos
Motor de corrente alternada
Esses motores são feitos para funcionarem com a corrente alternada. As aplicações desses motores são:
- Ventiladores
- Liquidificadores
- Batedeiras
- Furadeiras
- Bombas de água
- Geradores de energia AC
Motor de corrente contínua
Esses motores são muito úteis no dia a dia, e geralmente em escala menor. Eles têm a característica de ter uma construção bem simples, podendo ter motores de corrente contínua bem pequenos. As aplicações desses motores são:
- Vibracall de celular
- Rotação de CD e DVD
- Carrinhos de controle remoto
- Motores de elevador
- Geradores de corrente DC
Motor de passo
Esse motor é diferente dos demais, pois seu funcionamento não é tão simples. Sua rotação é discreta, ou seja, ele rotaciona em passos de ângulos, diferentemente dos demais motores, que simplesmente rotacionam quando a corrente flui.
Então, para controlar esses motores, é necessário ter drivers específicos para isso. A vantagem desse tipo de motor é que ele é muito preciso e tem muito torque. Algumas aplicações de motor de passo:
- Controle de impressora
- Controle de impressora 3d
- Controle de gravadores a laser
Conclusão
Em suma, existem uma infinidade de motores elétricos e eles são muito úteis para a sociedade. Por causa de suas características, é provável que a mobilidade tenha uma revolução nos próximos anos, essa que já está acontecendo. Por isso, é bom estarmos atentos! Até a próxima!
Referências
Ícones feitos por Payungkead from www.flaticon.com’