Ressonância harmônica

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Nesse artigo vamos falar sobre a ressonância harmônica. De fato, conforme vimos no MHS forçado, há um caso particular onde pode-se ocorrer o fenômeno de ressonância. Tendo isso em vista, vamos nesse artigo, entender o que é esse fenômeno e obter uma descrição analítica do mesmo.

O que é o fenômeno de ressonância

A ressonância é um fenômeno físico que é associado a dinâmica de corpos oscilatórios. Em verdade, para que ocorra esse fenômeno é necessário que os corpos associados possuam uma certa vibração, para a qual, associamos uma frequência característica que chamaremos de omega.

Nesse sentido, dizemos que dois corpos estão em ressonância ou que são ressonantes se a frequência dos mesmos é suficientemente próxima. Nesse regime, as frequências de oscilação dos corpos começam se sobrepor e eles começam a vibrar a com uma frequência única. Nós podemos ver esse fenômeno associado ao clássico número circense onde uma pessoa faz uma taça quebrar apenas com seu grito.

Decerto, a verdade é explicação correta para esse fenômeno é que a pessoa consegue fazer sua voz ressoar numa frequência próxima a frequência de vibração do vidro da taça. Todavia, uma das coisas que vemos é que quando corpos entram em ressonância é que a oscilação dele é perdida.

E sim gurunauta, os corpos possuem, naturalmente frequências de vibração. Sendo assim, fica claro que todo corpo pode, por vezes entrar em ressonância com outro, bastando que um segundo corpo entre na vibração do primeiro.

Ademais, vemos que a ressonância é particularmente importante na teoria do movimento harmônico simples. Tendo isso em vista, vamos analisar esse caso na seção seguinte.

Ressonância harmônica no MHS

Conforme vimos no artigo, quando uma força oscilante com frequência omega age num oscilador harmônico de frequência natural omega0 os estados de posição do movimento descrevem-se pela seguinte função

Expressão para descrição da ressonância harmônica.
Expressão 1. Função de movimento para o oscilador harmônico forçado no regime estacionário

No entanto, essa expressão carrega a física da ressonância harmônica. De fato, conforme comentado, quando as frequências da força atuante e do oscilador se aproximam, isto é

ressonância harmônica
Expressão 2. Regime assintótico para a ressonância.

Nesse caso, o denominador da expressão 1 torna-se essencialmente pequeno e tende a zero. Todavia, em virtude do módulo temos o seguinte

Logo, segue que

ressonância harmônica

E assim, no regime de ressonância temos que os estados de posição tendem ao infinito.

E lembre-se gurunauta, para os perrengues universitários saiba que a MeuGuru tem um Guru especial para você.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!