Em artigos anteriores, falamos sobre telescópios, como o telescópio de Galileu e o telescópio de Newton. Esses instrumentos nos ajudam a observar corpos a longas distâncias. Neste artigo, mudaremos o nosso foco para os pequenos detalhes, e entenderemos como funciona o microscópio.
Existem evidências de que o microscópio foi inventado pelos holandeses Hans Janssen, e pelo seu filho, Zacharias, no século XV!. Eles eram fabricantes de óculos e desenvolveram um sistema de lentes que conseguia ampliar detalhes microscópicos.
Além disso, o primeiro a usar um sistema de lentes para fazer observações biológicas foi holandês Anton van Leeuwenhoek, que construiu um microscópio com uma lente biconvexa que podia aumentar a imagem em até 1000 vezes.
Isso tudo foi só o início de uma grande revolução científica, em que o ser humano iniciou suas descobertas nu mundo micro.
Hoje o nosso foco será o microscópio óptico. Contudo, existem vários tipos diferente de microscópios e vamos fala sobre alguns deles aqui.
Como funciona o microscópio: Funcionamento
O microscópio óptico, que é o mais comum no meio científico e nas escolas, é um tipo de microscópio de funcionamento simples. Esse microscópio usa um conjunto de lentes para aumentar o tamanho de uma imagem.
Diagrama simples de aumento da imagem de um objeto por uma lente. Fonte: Wikipédia.
As lentes têm a capacidade de desviar a luz, quando essa passa por elas. O que acontece é que se a luz de um corpo pequeno passa por uma lente, o desvio da luz vai formar uma imagem, que é como se fosse uma ilusão de ótica. Como os raios de luz foram desviados, Têm-se a impressão que o objeto era bem maior, isso faz com que a imagem fique aumentada.
Esse princípio faz com que vejamos as imagens ampliadas, devido ao desvio da luz. É exatamente assim que funciona uma lupa e é assim que microscópios ópticos funcionam. Claro que, em microscópios ópticos usam-se mais lentes, para potencializar o efeito.
Microscópio de 1751. Fonte: Wikipédia.
Também, um importante fator é a iluminação. Geralmente, células são prensadas entre dos vidros, e uma luz é colocada abaixo. Dessa forma, o microscópio pode ver a sombra que os micro organismos fazem, sendo possível enxergar com clareza os detalhes bem discretos, como organelas.
Como funciona o microscópio: Outros tipos
Além do óptico, o microscópio eletrônico é muito importante. Talvez mais que o óptico, pois o microscópio eletrônico, dependendo do seu princípio de funcionamento, pode chegar a uma ampliação de 100 milhões de vezes.
Esse tipo de microscópio consegue essa ampliação pois ele não pera com luz em si. Existe um limite de tamanho que podemos enxergar com microscópios ópticos, uma vez que chega um ponto que o objeto fica do tamanho próximo ao do comprimento de onda da luz. a partir daí, não há mais interação da luz com o corpo.
Um exemplo desse tipo de microscópio é o microscópio de corrente por tunelamento(MCT). Esse microscópio utiliza conceitos da física quântica para conseguir gerar imagens de moléculas e átomos. Ele faz isso por que obtêm uma informação indireta, através da medida de correntes elétricas de baixíssimas intensidades.
Imagem feita por um MCT de um nanotubo de carbono. Fonte: Wikipédia.
Conclusão
Em suma, entendemos o funcionamento do microscópio óptico e conhecemos um microscópio capaz de gerar imagens de átomos. Os microscópios são ferramentas fundamentais para o avanço científico do ser humano, e estão cada vez mais potentes. Até a próxima!
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anton_van_Leeuwenhoek
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio_%C3%B3ptico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio_de_corrente_de_tunelamento
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com’