O efeito estufa é um processo que ocorre quando gases na atmosfera da Terra aprisionam o calor do Sol. Este processo torna a Terra muito mais quente do que seria sem uma atmosfera. Assim, o efeito estufa é uma das coisas que torna a Terra um lugar confortável para se viver.
Como funciona o efeito estufa?
Dessa forma, como você pode esperar do nome, o efeito estufa funciona… como uma estufa! Nesse sentido, as estufas são usadas para cultivar plantas, como tomates e flores tropicais em países de clima temperado. Como resultado, uma estufa permanece quente por dentro, mesmo durante o inverno. Durante o dia, a luz do sol incide na estufa e aquece as plantas e o ar interior. À noite, está mais frio lá fora, mas a estufa fica bem quente por dentro. Isso porque as paredes de vidro da estufa retêm o calor do Sol.
Assim, o efeito estufa funciona da mesma maneira na Terra. Os gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, retêm o calor de forma semelhante ao teto de vidro de uma estufa. Esses gases que retêm o calor são chamados de gases de efeito estufa.
Durante o dia, o Sol brilha através da atmosfera. A superfície da Terra se aquece com a luz do sol. À noite, a superfície da Terra esfria, liberando o calor de volta para o ar. Mas parte do calor é retido pelos gases de efeito estufa na atmosfera. É isso que mantém nossa Terra em uma temperatura média habitável (14ºC).
Como estamos impactando o efeito estufa?
As atividades humanas estão mudando o efeito estufa natural da Terra. A queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo coloca mais dióxido de carbono em nossa atmosfera.
A NASA observou aumentos na quantidade de dióxido de carbono e alguns outros gases de efeito estufa em nossa atmosfera. Muitos desses gases de efeito estufa podem fazer com que a atmosfera da Terra retenha mais e mais calor. Isso faz com que a Terra aqueça.
Assim como uma estufa de vidro, a estufa da Terra também está cheia de plantas! As plantas podem ajudar a equilibrar o efeito estufa na Terra. Todas as plantas – de árvores gigantes a minúsculos fitoplânctons no oceano – absorvem dióxido de carbono e emitem oxigênio.
O oceano também absorve muito dióxido de carbono em excesso no ar. Infelizmente, o aumento do dióxido de carbono no oceano altera a água, tornando-a mais ácida. Isso é chamado de acidificação dos oceanos.
A água mais ácida pode ser prejudicial para muitas criaturas oceânicas, como certos mariscos e corais. O aquecimento dos oceanos – devido ao excesso de gases de efeito estufa na atmosfera – também pode ser prejudicial a esses organismos. Águas mais quentes são a principal causa do branqueamento de corais.
Efeito estufa e aquecimento global
O aquecimento global é o aquecimento de longo prazo da superfície da Terra observado desde o período pré-industrial (entre 1850 e 1900) devido às atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, que aumenta os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera da Terra. Este termo não é intercambiável com o termo “mudança climática”.
Desde o período pré-industrial, estima-se que as atividades humanas tenham aumentado a temperatura média global da Terra em cerca de 1 grau Celsius (1,8 graus Fahrenheit), um número que atualmente está aumentando em mais de 0,2 graus Celsius (0,36 graus Fahrenheit) por década. A atual tendência de aquecimento é inequivocamente o resultado da atividade humana desde a década de 1950 e está ocorrendo a uma taxa sem precedentes ao longo de milênios.
A Terra está se aquecendo e os humanos são pelo menos parcialmente culpados. É importante entender as causas, efeitos e complexidades do aquecimento global para que possamos lutar pela saúde do nosso planeta.
A mudança climática refere-se a mudanças nos padrões climáticos e nas estações de cultivo em todo o mundo. Também se refere ao aumento do nível do mar causado pela expansão dos mares mais quentes e pelo derretimento das camadas de gelo e geleiras. O aquecimento global causa mudanças climáticas, que representam uma séria ameaça à vida na Terra na forma de inundações generalizadas e condições climáticas extremas. Os cientistas continuam a estudar o aquecimento global e seu impacto na Terra.
Referências
- https://climatekids.nasa.gov/greenhouse-effect/
- https://www.bgs.ac.uk/discovering-geology/
- https://climate.nasa.gov/global-warming-vs-climate-change/
- https://education.nationalgeographic.org/resource/global-warming