O reuso da água (também conhecida como reciclagem de água ou recuperação de água) recupera a água de várias fontes, trata e reutiliza-a para fins benéficos, como agricultura e irrigação, abastecimento de água potável, reabastecimento de águas subterrâneas, processos industriais e restauração ambiental.
Nesse sentido, a reutilização da água pode fornecer alternativas para o abastecimento de água existente e podendo ser usada para aumentar a segurança, sustentabilidade e resiliência da água.
Assim, o reúso de água pode, definido como planejado ou não planejado. O reúso de água não planejado refere-se a situações em que uma fonte de água é substancialmente composta por água usada anteriormente.
Primeiramente, a reutilização planejada de água refere-se a sistemas de água projetados com o objetivo de reutilizar beneficamente um suprimento de água reciclada. Frequentemente, as comunidades buscam otimizar seu uso geral da água reutilizando a água na medida do possível dentro da comunidade, antes que a água seja reintroduzida no meio ambiente.
Nesse sentido, exemplos de reutilização planejada incluem irrigação agrícola e paisagística, água de processo industrial, abastecimento de água potável e gerenciamento de abastecimento de água subterrânea.
Tipos de Reuso de Água
Dessa forma, as fontes de água para potencial reutilização podem incluir águas residuais municipais, processo industrial e água de resfriamento, águas pluviais, escoamento agrícola e fluxos de retorno e água produzida a partir de atividades de extração de recursos naturais.
Essas fontes de água são adequadamente tratadas para atender às “especificações adequadas à finalidade” para um próximo uso específico. Assim, “Especificações adequadas à finalidade” são os requisitos de tratamento para trazer água de uma fonte específica para a qualidade necessária, para garantir a saúde pública, proteção ambiental ou necessidades específicas do usuário.
Por exemplo, a água recuperada para irrigação de culturas precisaria ser de qualidade suficiente para evitar danos às plantas e solos, manter a segurança alimentar e proteger a saúde dos trabalhadores agrícolas. Dessa forma, em usos onde há uma maior exposição humana, a água pode exigir mais tratamento.
Reuso da água, alguns usos:
- Irrigação para agricultura;
- Irrigação para paisagismo, como parques, direitos de passagem e campos de golfe;
- Abastecimento de água municipal;
- Água de processo para usinas de energia, refinarias, usinas e fábricas;
- Usos internos, como descarga de banheiro;
- Controle de poeira ou limpeza de superfícies de estradas, canteiros de obras e outras áreas de tráfego;
- Mistura de concreto e outros processos de construção;
- Abastecimento de lagos artificiais e aquíferos interiores ou costeiros;
- Recuperação ambiental.
Atualmente, projetos de recuperação e reutilização de água estão sendo planejados e implementados em todo o mundo. Assim, a água reciclada é agora usada para quase todos os fins, incluindo o uso potável. Dessa forma, precisamos compreender as práticas e soluções do passado fornece uma lente para ver o presente e o futuro
Referências:
- https://www.epa.gov/
- https://watereuse.org/
- https://enveurope.springeropen.com/articles/10.1186/s12302-019-0283-0
- https://iwaponline.com/jwrd