Venha por meio desse post entender como funciona os antibióticos e como esses são benéficos a saúde do ser humano.
Por meio disso, você pode compreender sobre o que são os antimicrobianos, a história, o funcionamento e também a fatal resistência antimicrobiana que a cada diz mais ganha o cenário mundial!
Antibióticos: O que são?
Mas, afinal o que são antibióticos?
Tem-se que os antibióticos são medicamentos muito utilizados para o tratamento de infecções que são comumente causadas por bactérias. Normalmente de modo mais comum temos as amidalites, infecções bacterianas, e também as infecções urinárias.
História do antibiótico:
Você sabe qual foi o primeiro antibiótico utilizado?
O primeiro antibiótico adotado na medicina foi a penicilina que foi descoberta por Alexander Fleming, na data de 1928. A partir disso, a penicilina não foi deixada de lado, e até os dias atuais é comumente utilizada para pneumonias, otites, sífilis, gonorreia e demais doenças.
Antibióticos Funcionamento:
Há duas formas de atuação desses antibióticos em nosso organismo, a primeira se definem por viabilizarem ajuda ao sistema imunológico como forma de matar as bactérias com efeito de teor bactericida. E, há ainda a validação de que essa forma de medicamento atue contra o efeito bacteriostático o qual possibilita que essas bactérias se multipliquem.
Do mesmo modo, há também a segunda forma de validação que corresponde ao ataque da parece celular, que viabiliza o metabolismo de microrganismos. Por meio disso, como resultado interrompe a infecção, e possibilita que ocorra o alivio dos sintomas do paciente.
Desse modo, tem-se que os antibióticos não atuam contra vírus ou outras formas. Por meio disso, eles são contraindicados para gripes, resfriados e demais meios de virulência. Desse modo, o antibiótico somente pode ser usado caso haja o desenvolvimento de uma infecção bacteriana.
Resistência antimicrobiana:
Ocorre atualmente o uso indiscriminado de antibióticos e por meio disso gera-se um grande problema no que tange as causas de infecções e de mortes. Esse uso indiscriminado advém de 50% das prescrições serem advindas de prescrições de modo inapropriado.
Dessa forma, tem-se que 2/3 de antibióticos se definem como sem a necessidade de prescrição médicas nos mais variados países. Há ainda o fato de que o uso é feito de modo errado, ou seja, a maioria das pessoas não usa corretamente.
Em conclusão, gera-se a resistência antimicrobiana, a qual gera uma série de problemas. Pois, a medida que o tempo passa os organismos se tornam ainda mais resistentes aos antibióticos. E, dessa forma, surge ainda mais problemas aos seres humanos.
Leia mais no blog:
Você sabia que há mais artigos escritos por mim no blog? Venha ler!
https://blog.meuguru.net/medo-e-fobia/
https://blog.meuguru.net/anvisa/
Venha por meio desse saber mais:
GUIMARÃES, D. O.; MOMESSO, L. DA S.; PUPO, M. T. Antibióticos: importância terapêutica e perspectivas para a descoberta e desenvolvimento de novos agentes. Química Nova, v. 33, n. 3, p. 667–679, 2010.
https://www.scielo.br/j/qn/a/dhKT3h4ZxxvsQdkzyZ4VnpB/?lang=pt
WANNMACHER, L. Página 1 : Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: uma guerra perdida? Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: Uma guerra perdida? [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/dmdocuments/HSE_URM_ATB_0304.pdf>.