Cromação: Características do Processo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A cromação é um processo que consiste em se aplicar um revestimento de cromo sobre peças metálicas. Este revestimento não só aumenta a resistência à corrosão da peça por proteção catódica, como também melhora suas propriedades mecânicas e a sua aparência, agregando valor ao produto.

A eletrólise é a forma preferível de realização deste processo, se valendo de banhos de trióxido de cromo e ácido sulfúrico ou ácido crômico e óxido sulfúrico. Com a aplicação da corrente elétrica, há a deposição deste elemento na superfície do produto.

Há dois tipos distintos de cromação dependendo do objetivo que se deseja e da espessura da camada formada. Estes processos são a cromação decorativa e a cromação funcional.

Cromação Decorativa

Este processo possui este nome porque seu principal objetivo é melhorar a estética do produto, havendo ainda uma certa melhora na resistência à corrosão. A camada superficial de cromo possui apenas dois micrometros de espessura. Diversos produtos passam por este processo, como utensílios de pia, maçanetas, entre outros.

Cromação Funcional

Este processo busca produzir uma camada de cromo de maior espessura, em torno de 20 a 500 micrometros, assim muitas vezes é chamado de cromo duro. Esta capada de cromo é muito mais resistente à corrosão e possui uma maior resistência ao desgaste do que a camada que se alcança na cromação decorativa. Componentes mecânicos como os pistões podem se submeter a este processo para melhoria do seu desempenho.

Vantagens e Limitações

Como este é um processo que ocorre por meio de eletrólise, ele é livre de poros, o que melhora ainda mais a estética do produto. Dentre os processos de revestimento metálico, este é o que confere a maior resistência à corrosão. A melhoria nas propriedades mecânicas superficiais também é um grande atrativo.

Dentre as limitações do processo é possível falar sobre o custo, já que além do cromo ser um elemento caro, é preciso que haja um revestimento anterior (como níquel) para realizar a cromação. Efluentes tóxicos resultantes do processo são um problema, já que há tipos de cromo que podem ser cancerígenos.

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!