Aços para Chapas: Requisitos e Características

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Requisitos dos Aços para Chapas

Os principais requisitos dos aços para chapas são a ductilidade e a facilidade de conformação em detrimento da resistência mecânica e da dureza. A baixa resistência mecânica é justificável porque geralmente a maior carga a qual se submetem é o próprio peso da chapa. Este tipo de aço é de baixo custo, geralmente aços carbono, e deve possuir uma boa soldabilidade para uma montagem com facilidade em estruturas.

Se faz necessário, também, uma certa resistência à corrosão, já que estão sujeitos à corrosão atmosférica ou outros tipos de acordo com a aplicação. A principal forma de se alcançar esta resistência à corrosão é por meio de revestimentos, o que também melhora o aspecto do material.

Defeitos de Fabricação dos Aços para Chapas

O principal processo de produção de chapas é a laminação, seja a frio ou a quente. Durante este processo, há uma segregação de carbono, enxofre e fósforo em direção ao centro e à superfície do lingote, o que acarreta mudanças na composição química e nas propriedades de uma chapa para outra. A principal forma de evitar esta segregação é com uso de desoxidantes como o alumínio nos aços acalmados, tornando o aço homogêneo e uniforme.

Tratamento Térmico das Chapas

Os aços para chapas, produtos da laminação, podem possuir tensões internas que devem ser eliminadas ou muitas vezes se deseja uma completa recristalização de sua estrutura.

Para os produtos da laminação a quente, a normalização é o tratamento mais indicado na maioria dos casos. Caso o produto tenha passado por acabamento entre 815 °C e 870 °C se recomenda um recozimento ou uma normalização natural.

Já os produtos da laminação a frio apresentam elevado grau de encruamento, sendo necessário um recozimento e, mais raramente, uma normalização a altas temperaturas.

Revestimentos de Chapas de Aço

Há muitos tipos de revestimento para chapas, podendo conferir melhores propriedades e melhor aspecto. Alguns exemplos são: zincagem, estanhação, fosfatização, anodização e pintura.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!