Os aços para fundição são a matéria-prima do processo de fundição, processo este de grande importância já que possui um baixo custo. Na fundição o metal é vazado para uma cavidade no estado líquido e ao se solidificar assume a forma desta cavidade.
Os aços fundidos possuem propriedades mecânicas inferiores às dos aços trabalhados, podendo apresentar defeitos superficiais característicos dos processos de fundição. Os principais requisitos que um aço para fundição deve possuir são a homogeneidade, a granulação fina e a completa isenção de tensões internas. Per meio do projeto da peça e do molde e por tratamentos térmicos, há o cumprimento destes requisitos.
Tipos de Aços para Fundição
Há cinco classes de aços fundidos comerciais, que são os aços de baixo carbono, de médio carbono e de alto carbono, além dos aços de baixa liga e de alta liga. Os aços de baixo carbono possuem boa soldabilidade, podendo ter aumento em sua resistência por meio de tratamentos termoquímicos. Os aços de médio carbono possuem maior aplicação após tratamento de têmpera, bem como os aços de alto carbono.
Os aços-liga para fundição possuem maior resistência mecânica, ao choque e ao desgaste, além de maior temperabilidade, encontrando aplicação em diversos setores. O manganês é o principal elemento de liga destes aços, aumentando sua temperabilidade. Os principais aços-liga para fundição com apenas um elemento de liga são aços ao níquel, aços ao manganês, aços ao cromo, aços ao vanádio. Os aços para fundição com apenas mais de um elemento de liga são aços níquel-cromo, aços níquel-cromo-molibdênio, aços manganês-níquel, aços níquel-molibdênio e aços cromo-molibdênio.
Tratamentos Térmicos
O principal objetivo dos tratamentos térmicos neste tipo de aço é refinar sua granulação e eliminar tensões internas. Estes tratamentos são necessários já que durante a fundição há a formação de uma textura dendrítica e diferentes velocidades de resfriamento. Os tratamentos térmicos que alcançam este fim são o recozimento e a normalização, sendo que nos aços-liga para a fundição também se realizam tratamentos de têmpera e revenido para aumento de dureza.