A bromatologia caracterizada como a ciência que estuda os alimentos, sua composição, tipos de alimentos e suas possíveis alterações. Sendo assim, seu conhecimento abrange o entendimento da composição alimentar, calorias, dieta, propriedade físicas, química, toxicológicas e as possíveis fraudes. Portanto, meu caro leitor, através desse post, você saberá mais sobre a bromatologia e retirar algumas de suas dúvidas iniciais. Logo, veremos mais adiante sobre os alimentos na visão bromatológica.
Conceito de alimentos
Pode-se definir alimentos como produtos de composição complexa que, em estado natural,
processados ou cozidos. Desse modo, consumidos pelo homem para satisfazer suas necessidades nutritivas e saciar as sensoriais.
Os nutrientes caracterizadas como substâncias contidas nos alimentos que o organismo utiliza, transforma e incorpora a seus próprios tecidos para cumprir três finalidades básicas. Sendo assim veremos essas funcionalidades mais abaixo.
1º – Proporcionar energia necessária para que se mantenham a integridade e o perfeito funcionamento das estruturas corporais.
2º – Prover materiais necessários para a formação dessas estruturas.
3º – Suprir as substâncias necessárias para regular o metabolismo.
Conceitos acerca dos alimentos
Na bromatologia, os alimentos são levados em consideração para a visão bromatológica. Desse modo, a análise calórica, sempre será realizada pelo profissional nutricionista. Sendo assim, veremos alguns conceitos relacionados a visão bromatológica.
Alimentação
Consiste na ação de receber ou proporcionar alimentos. Portanto, é um processo voluntário e consciente de todo o ser vivo.
Alimentos
São produtos de origem animal, vegetal, mineral ou sintética que fornecem às pessoas a energia. Desse modo precisa-se dos alimentos para para crescer, andar, correr, pensar, respirar e até dormir. Portanto, os alimentos são constituídos pelos nutrientes.
Nutrientes
Consiste nos elementos responsáveis pela manutenção de todas as reações bioquímicas. Sendo assim, sempre necessárias para o perfeito funcionamento do organismo. Desse modo, posso elencar alguns exemplos de nutrientes: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.
Caloria
É a quantidade de calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1 g de água a 15ºC, sob pressão atmosférica normal.
Quilocaloria
É simplesmente mil calorias. Contudo, na maioria das vezes, informações nutricionais dos rótulos de alimentos simplificam o termo para apenas “caloria”, o que gera certa confusão. Portanto, a forma correta de expressar essa grandeza física é Kcal.
Composição alimentar
Os alimentos compõem-se de vários compostos, tanto orgânicos como inorgânicos. Desse modo, de maneira que todo e qualquer alimento compreende um composto químico ou uma mistura de compostos químicos. Portanto, veremos como os alimentos são constituídos quanto.
Compostos orgânicos
São os constituintes alimentícios que exercem função unicamente orgânica. Desse modo, posso citar as proteínas, lipídios, carboidratos e vitaminas.
Compostos inorgânicos
De modo contrário aos orgânicos, esses constituintes alimentícios podem realizar tanto função orgânica quanto inorgânica. Sendo assim, posso citar a água e sais minerais como cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio, enxofre, ferro, iodo, cobre, magnésio, cobalto, zinco dentre outros.
Portanto, meu caro leitor, no próximo post da bromatologia veremos a aplicabilidade dos compostos relacionados aos produtos alimentícios.
Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bromatologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!