Análise Sensorial Alimentar: Saiba o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bromatologia caracterizada como a ciência que estuda os alimentos, sua composição, tipos de alimentos e suas possíveis alterações. Sendo assim, seu conhecimento abrange o entendimento da composição alimentar, calorias, dieta, propriedade físicas, química, toxicológicas e as possíveis fraudes. Portanto, meu caro leitor, através desse post, você saberá mais sobre a bromatologia e retirar algumas de suas dúvidas iniciais. Logo, veremos mais a seguir o principio da análise sensorial realizada nos alimentos que consumimos.

Definição de análise sensorial

Caracterizada como uma disciplina científica utilizada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características de alimentos. Sendo assim, outros materiais da forma como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. Conforme alguns autores, define-se como uma ciência usada para medir através dos sentidos humanos. Portanto, um determinado atributo ou a característica global do produto e quantificá-la.

Sentidos da análise sensorial

Acerca do conhecimento da análise sensorial, a mesma realizada através dos sentidos do corpo humano. Sendo assim, veremos mais adiante como os sentidos realizam sua função para realizar análise sensorial alimentar.

Visão

No olho humano, ocorre um fenômeno complexo se um sinal luminoso incide sobre a capa fotossensível,
a retina. Desse modo, provoca impulsos elétricos, são conduzidos pelo nervo óptico até o cérebro, gerando a sensação visual. Sendo assim, as cores percebidas pelo indivíduo fisiologicamente normal. Portanto, a energia radiante da região visível do espectro (380 a 760 nm) quando essa atinge a retina.

Olfato

A mucosa do nariz humano possui milhares de receptores nervosos. Sendo assim, bulbo olfativo está ligado ao cérebro a um banco de dados. Desse modo, capaz de armazenar, em nível psíquico, os odores sentido pelo indivíduo durante toda a vida. Portanto, em média, o ser humano pode distinguir de duas mil a quatro mil impressões olfativas distintas.

Audição

O ouvido humano tem a função de converter onda fraca mecânica no ar em estímulos nervosos que são
decodificados e interpretados por uma parte do cérebro. Desse modo , o córtex auditivo, pode reconhecer a forma de alguns ruídos. Sendo assim, para avaliação da capacidade de alguns indivíduos,
algumas características peculiares dos produtos podem ser empregadas. Portanto, utilizar simultaneamente os sentidos da audição e tato, como por exemplo:

  • A dureza do pé-de-moleque,
  • A crocância do biscoito ou batata frita,
  • A mordida da maçã e etc.

Tato

É toda sensibilidade cutânea humana. Sendo assim, o reconhecimento da forma e estado dos corpos por meio do contato direto com a pele. Desse modo, ao tocar no alimento com as mão o com a boca, o indivíduo facilmente avalia a textura, mais do que quando utiliza a visão e a audição.

Portanto, a textura, considerada como grau de dureza, definida como a força requerida para romper uma substância. Logo, entre os dentes molares (sólidos) ou entre a língua e o palato (semi-sólidos).

Paladar

Na boca , a língua é o maior órgão sensorial e está coberta por uma membrana cuja superfície contém
papilas gustativas. Logo, as papilas ou botões gustativos e os corpúsculos de Krause, possuem as sensações táteis. Portanto, a percepção mais conhecida envolve cinco gostos primários: doce, salgado, ácido, amargo e umami.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bromatologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!