A anatomia humana pode ser descrita como a ciência estrutural do corpo humano. A mesma, definida por muitos estudiosos, inclusive este que vos fala, como a ciência mais importante da saúde. É uma ciência que anda lado a lado com a fisiologia, por que motivo vários alunos confundem o entendimento da mesma. Apesar das mesmas estarem intimamente ligadas, a fisiologia, estuda apenas o funcionamento e não a estrutura. A abrangência da anatomia humana é vasta visto que ela é subdividida em vários ramos, na qual veremos mais à frente. Portanto, veremos mais adiante, conceitos básico da anatomia cardíaca.
Importância da anatomia cardíaca
Acerca do entendimento da anatomia cardíaca, a mesma tem a sua importância equiparada a principal, pois, têm múltiplas responsabilidades. Desse modo, podemos inferir, que o sistema cardiovascular possui uma alta complexidade. Sendo assim, temos que aprender cada detalhe, em virtude de ser um sistema altamente integrativo aos outros sistemas. Portanto, por possuir essas características, somente a anatomia cardíaca demanda um tempo exacerbado de estudo e dedicação. Logo, veremos mais adiante, alguns pontos importantes, antes de começarmos a estudar com afinco esse maravilhoso sistema.
Conheça a anatomia cardíaca
O coração é descrito como um órgão muscular localizado na cavidade mediastinal, situado posteriormente ao esterno. Desse modo, possui quatro compartimentos, sendo dois superiores denominados de átrio, um direito e esquerdo. Logo, os compartimentos inferiores, chamados de ventrículos, um direito e um esquerdo. A principal função do coração é realizar o controle do sistema cardiovascular sendo o componente principal e assim mantendo a homeostase. O átrio direito e o ventrículo direito juntos, frequentemente denominados de coração direito.Contudo, o átrio esquerdoe o ventrículo esquerdo juntos formam funcionalmente o coração esquerdo.
O coração é um órgão robusto e confiável que, aproximadamente, uma vez por segundo, bombeia o sangue para todo o corpo. Sendo assim, a função cardíaca depende do metabolismo celular, da eletrofisiologia, da força mecânica, e da disposição de junções gap, entre outros. Compreender os detalhes desses sistemas complexos, bem como as interações entre eles, é crucial para entender o bom funcionamento do coração. Portanto, conhecer bem a anatomia cardíaca, será muito importante daqui para frente no seu curso meu caro acadêmico.
Princípios fisiológicos
A capacidade de funcionar espontaneamente que o coração tem historicamente gerou indagações por importantes pensadores. Desse modo, Galeno (129-199 a.C.) e Leonardo da Vinci (1452-1529), estudaram muito sobre os mecanismos que garantiam este fenômeno. Sendo assim, até a descoberta do uso do galvanômetro utilizado por Einthoven permitiu medições de correntes elétricas existentes simultaneamente ao batimento cardíaco.
Anatomia cardíaca vs Fisiologia Cardíaca
Conforme, vamos estudando e aprendendo sobre a anatomia cardíaca, ficamos fascinados como essa máquina contrátil funciona. Desse modo, para sabermos como a mesma funciona, necessitamos estudar a fisiologia, que é a ciência que explica o funcionamento do corpo humano. Sendo assim, vamos ver nessa seção do nosso maravilhoso blog, apenas as estruturaras importantes do coração. Portanto, te espero aqui, vem comigo aprender de forma direta e prática.
Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a anatomia humana, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!