Venha por meio desse post entender como funciona as questões acerca do biocombustível! E, dessa forma compreender como essa nova forma de energia derivada da biomassa pode nos auxiliar.
Biocombustível:
Os biocombustíveis se definem como derivados da biomassa de origem renovável, e são a grande aposta ao redor do mundo para a efetiva substituição do petróleo e gás natural. É necessário que você compreenda que o petroleo e o gás são amplamente utilizados para os motores em combustão, porém possuem alto indice de poluição.
Por meio do avanço tecnológico foi descoberto então o biocombustível que é derivado de vários insumos renováveis como a cana de açúcar. Em decorrência da necessidade de substituição desses poluentes, tem-se que há uma crescente da utilização do etanol e de derivados da cana de açúcar e biodiesel.
Biocombustíveis no Brasil
O nosso país é considerado altamente fértil em decorrência do clima, grande espaço de plantio e demais considerações. Dessa forma, o país é muito propicio para o cultivo de cana de açúcar o qual possibilita a geração de biocombustível. Por meio disso, há a necessidade de mais investimentos nesse setor em nosso país.
Em razão dos investimentos houve a criação do RenovaBio que faz parte da Política Nacional de Biocombustíveis. E, desse modo, o RenovaBio se determinou como o maior programa de descarbonização do mundo, já que estabelece um crescente mercado de descarbonização por meio do CBio.
CBios:
Cada CBio equivale a cerca de uma tonelada de emissões de gás carbônico o qual é lançado por meio da atmosfera. Dessa forma, tem-se que pela Política Nacional de Biocombustiveis há uma definição de distribuidores que se determina pela parte obrigada a adquirir CBios.
Você sabia que os CBios foram negociados na bolsa de valores? Pois é!
No ano de 2020 houve a negociação desses CBios, o qual gerou uma movimentação de cerca de R$650,00 milhões, e por meio disso houve cumprimento de cerca de 98% da meta destinada.
Biodiesel e a matriz energetica:
No que tange a produção de bioediesel houve um aumento de cerca de 8,7% em 2020. E, dessa forma, houve um aumento decisivo na capacidade instalada sendo cerca de 9,4% a qual possibilitou um consumo de cerca de 6,4 bilhões de litros. Por meio disso, o Brasil se tornou o segundo maior produtos de biodiesel no mundo.
E, desse modo, há um total de cerca de 49 unidades de produção em todo o país. Dessa forma, o setor de biodiesel contribui significativamente para inclusão social. Como há um volume de cerca de 98%, para que esse valor seja alcançado, é necessário que ocorra a utilização de usinas com o selo que garante o biocombustível social, e por isso inclui agricultores nas cadeias produtivas.
Leia mais artigos elaborados por mim no blog:
https://blog.meuguru.net/antibioticos/
https://blog.meuguru.net/anvisa/
Leia mais sobre biocombustível por meio dos artigos:
CEZAR, R. et al. O BIOCOMBUSTÍVEL NO BRASIL. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/nec/a/8FyQn8jGsFVfzGZyst4CWbc/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 14 fev. 2023.
https://www.scielo.br/j/nec/a/8FyQn8jGsFVfzGZyst4CWbc/?lang=pt&format=pdf
Artigo – Biocombustíveis no Brasil, o RenovaBio e as mudanças climáticas. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/46700080/artigo—biocombustiveis-no-brasil-o-renovabio-e-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: 14 fev. 2023.