Carboidrato: Uma breve introdução

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

O carboidrato, também chamado de glicídio, sacarídeo ou simplesmente açúcar. Sendo assim, possuem função energética importante tanto de forma imediata, em forma de armazenamento ou como parte integrante dos nucleotídeos energéticos (ATP). Desse modo, trata-se da substância orgânica mais abundante na Terra, devido às múltiplas utilidades aos seres vivos. Portanto, o carboidrato, produzido pelos seres autótrofos através da fotossíntese.

Objetivo do estudo do carboidrato

O estudo do carboidrato tem como principal objetivo o reconhecimento da sua estrutura, bem como de suas propriedades físicas e químicas. Sendo assim, o mais importante para o entendimento das suas transformações no interior das células.

Classificação do carboidrato

Conforme, a possibilidade de hidrólise da molécula de carboidrato, podemos classificá-los em 4 grupos:

Monossacarídeo

São os açúcares, encontrados na forma mais simples, tais como: glicose (aldeído) e frutose (cetona). Desse modo, esses não podem ser hidrolisados em moléculas menores, sendo sua fórmula geral  CnH2nOn.

Dissacarídeo

São as moléculas de açúcar, que quando sofrem hidrolise, fornecem duas moléculas de monossacarídeos iguais ou diferentes entre si. Sendo assim, a sua fórmula geral é Cn(H2O) n-1. Portanto, posso mencionar alguns exemplos: Sacarose (glicose + frutose) e maltose (glicose + glicose).

Oligossacarídeo

É a molecúla de carboidrato que por ação da hidrólise, nos fornece de três a dez moléculas de monossacarídeos. Portanto, posso citar a lactose (galactose + glicose) como um exemplo dessa categoria.

Polissacarídeo

São as moléculas de açúcar que após sofrer a hidrolise, libera acima de dez moléculas de monossacarídeos. Essa categoria, para ser realmente bem dissociada, necessita além da hidrolise, sofrer ação enzimática. Portanto, posso citar o amido, o qual é constituído de mais de mil moléculas de glicose ,como um exemplo.

Metabolismo do carboidrato

O carboidrato, têm como objetivo principal o fornecimento de energia. Desse modo, produzido pelas plantas, a reação é chamada de fotossíntese. Contudo, quando consumidos pelos animais sofrem combustão liberando energia. Sendo assim, transferida para a síntese de ATP que atenderá as células nas múltiplas atividades energéticas.

O amido, ao sofrer ação enzimática e ao mesmo tempo hidrolisado dará origem a várias moléculas de glicose, absorvida no intestino. Sendo assim, transportada até as células através da corrente sanguínea e mantida em concentrações reguladas. Desse modo, no meio intracelular, a glicose sofre uma digestão, que dará origem a CO2 e H20. Portanto, energia liberada é consumida em diversos ciclos bioquímicos.

Utilização da glicose pelas células

Segundo alguns autores, o fenômeno da digestão da glicose ocorre parcialmente no citoplasma. Sendo assim, glicólise, é o nome do processo de digestão da molécula de glicose. Sendo assim, sua atividade se dá através da ação enzimática específica. Logo, na mitocôndria e na presença de oxigênio, esses fenômenos são denominados Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória. Contudo, anaerobiose, é o processo no qual ocorre a glicólise sem presença de oxigênio. Logo, não ocorrendo a presença de oxigênio, a glicose será digerida por outra via. Essa via de glicólise, conhecida como fermentação lática, gerará ácido lático e não menos importante, a dor.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bioquímica geral, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!