
A IA generativa, antes de mais nada, impacta o trabalho do professor, otimizando tarefas e, dessa forma, liberando tempo, bem como oferecendo ferramentas — criando, assim, espaço para experiências melhores para os alunos.
Por que isso é importante?
A IA generativa transforma a prática docente ao automatizar tarefas, apoiar o planejamento e criar recursos personalizados. Com mais tempo e ferramentas, os professores conseguem focar em oferecer aos alunos uma aprendizagem mais engajadora, personalizada e eficaz.
A inteligência artificial generativa é uma ferramenta voltada à criação de novos conteúdos e ideias, como textos, imagens, vídeos e diversos outros materiais. Ela é capaz de aprender desde a linguagem humana até tópicos complexos, como programação.
- Os desenvolvedores treinam esses modelos com grandes volumes de dados para que eles aprendam estilos e estruturas. Por isso, os modelos conseguem criar novos conteúdos ao identificar padrões presentes nesses dados.
Uma de suas principais vantagens para a educação é a criação de materiais didáticos adaptados ao nível de aprendizado de cada aluno. Há uma otimização do tempo dos professores, reduzindo o tempo gasto na preparação de materiais. Isso significa, portanto, um maior foco no acompanhamento individual dos alunos — especialmente em salas de aula grandes, onde, a propósito, a carga de produção pode ser massiva.
- A IA generativa auxilia na escrita, ajudando estudantes a melhorar redações. Ela sugere sinônimos, estrutura argumentos e oferece novas perspectivas, aprimorando a coesão e clareza dos textos em tempo real.
- Além de ser uma aliada no desenvolvimento criativo, considerando que essa ferramenta permite que os alunos explorem diferentes estilos de escrita, gêneros e abordagens narrativas.
Com o auxílio de modelos de processamento de linguagem natural e deep learning, a inteligência artificial pode automatizar etapas do processo avaliativo. Portanto, reduz a carga de trabalho dos professores, especialmente na análise de respostas discursivas, e permite o acompanhamento mais preciso do progresso de cada aluno.
- A partir das correções, a IA consegue armazenar e analisar dados de todos os alunos de uma escola, algo que seria quase impossível para um professor fazer sozinho, considerando o grande número de estudantes em cada turma.
- A tecnologia identifica padrões de aprendizagem, avalia dificuldades e prevê o desempenho dos alunos, permitindo a criação de conteúdos personalizados como explicações, quizzes e exercícios. Além disso, a IA oferece feedback instantâneo, ajudando na superação de dificuldades e promovendo um aprendizado mais autônomo, com menos necessidade de ajuda externa.
O que você precisa saber?
- A IA generativa está revolucionando a educação por ser uma ferramenta capaz de criar novos conteúdos como textos e imagens, a partir de treinamento e identificação de padrões e estilos.
- Os desenvolvedores treinam esses modelos com grandes volumes de dados para que eles aprendam estilos e estruturas. Por isso, os modelos conseguem criar novos conteúdos ao identificar padrões presentes nesses dados.
- A inteligência artificial também pode automatizar etapas do processo avaliativo com o auxílio de processamento de linguagem natural e deep learning, reduzindo a carga de trabalho dos professores.
- A automação de correções é uma das principais vantagens da IA, considerando a capacidade de corrigir avaliações instantaneamente, armazenar dados dos resultados, identificar padrões e erros recorrentes, e assim, fornecer feedback personalizado com soluções para melhorias.