Fala Gurunauta, tudo bem? E aí, como estão as suas férias? Bem, sei que mesmo neste período o seu cerebro pensa assim: Como escolher o meu curso de faculdade? Não é verdade?
Por isso neste post, darei algumas dicas sobre esse processo.
Bora lá aprender um pouco mais e escolher um curso para estudar?
Ao sair do Ensino médio, a primeira meta é compreender o que você mais gosta de fazer, em outras palavras, correr atrás dos seus objetivos.
A segunda meta é reconsiderar o fato de ter de estudar mais um pouquinho, isso para os que não gostam de estudar, viu?
Caso você goste, considere que estudará a fundo o que você nasceu para fazer: a sua área de estudo e atuação, por isso, para que essa escolha seja correta, vamos as dicas, ok?
Como escolher o meu curso de faculdade por eliminação
Vamos jogar um jogo de tabuleiro, o que você acha?
Porém neste jogo valerão apenas as áreas de atuação que você gosta e você devrá escolher a que mais se encaixa no seu perfil por meio da definição de cada uma delas.
Bora tentar?
Pegue um papel, escreva as 5 áreas que você mais almeja, consulte o Guia do Estudante e entenda melhor sobre cada uma delas. A partir daí, você poderá escolher por eliminação qual das áreas te faz mais sentido.
E aí, o que achou?
A segunda forma á através de um teste muito conhecido pelos psicólogos:
O Teste Vocacional
O teste vocacional é realizado por profissionais da psicologia e visa orientar o formando à área que este poderá exercer e ter uma carreira promissora.
Geralmente é composto de algumas perguntas que após respondidas darão um norte quanto a carreira do formando.
Além do psicólogo, há as versões deste teste que são realizadas pela internet, porém o resultado vindo de um psicólogo pode ser melhor interpretado, por isso, tente ir à um profissional de confiança.
O teste via internet é uma boa pedida também, apesar da análise do Psicólogo ser mais fidedigna. Mas, para matar a curiosidade deixo uma página com o teste vocacional aqui para você!
Basta clicar aqui e ver como ele funciona.
Área que você trabalha
Sei que há muitos jovens que trabalham em diversas áreas e sentem-se muito felizes com os seus feitos, não é mesmo?
Todavia, é importante a avaliação do cenário em que se trabalha, pois, a possibilidade de realizar um curso no cenário em que se está inserido é muito grande, portanto, olhe e avalie sempre a sua área de trabalho.
Ou seja, os comportamentos e a satisfação na área são norteadores específicos para essa questão.
Ao se analisar, pergunte a sí mesmo: ” Gosto do que eu faço? Estudaria para isso? Tenho condições de crescer na carreira?”
Portanto ao responder essas perguntas, tenha em mente que você precisará estudar e além disso, pensar sobre a sua carreira, pois, é ela que levará você ao topo, por isso não se assuste se der muito certo e você for promovido ou abrir o próprio negócio após a universidade, ok?
Bem, as dicas de ouro são essas, porém, para que você tenha uma boa passagem pela faculdade, é necessário que saiba como montar um currículo e isso, posso te ensinar clicando aqui.
Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje, pois espero te ver sempre por aqui.
Abraço da guru e sucesso na sua carreira sempre!