Fala Gurunauta, tudo bem? Atendendo aos mais variados pedidos, hoje falarei sobre a dúvida mais perguntada desse bimestre por muitos universitários: Como fazer um TCC na forma de artigo?
Bora entender como é esse processo e fazer a diferença no seu trabalho?
Por isso, há algumas instituições que utilizam dos trabalhos em forma de artigo e outras que utilizam da boa e velha monografia.
Ao fazer um artigo, a quantidade de páginas é menor. Ou seja, numa monografia, utiliza-se de 35 À 50 ou até 100 páginas, porém num trabalho tipo artigo são utilizados apenas de 15 à 30 páginas não mais ou menos que isso.
Como fazer um TCC em forma de artigo e não errar na sequência?
Todos os trabalhos acadêmicos possuem uma sequencia lógica, na qual o autor escreve aquilo que lhe é pertinente ao tema.
Essa sequencia divide-se em:
- Resumo
- Introdução
- Objetivos
- Metodologia
- Revisão de Literatura
- Discussão e Resultados
- Conclusão
- Bibliografia/ Referências Bibliográficas
Há alguns locais em que atributos dessa sequencia são modificados, por exemplo, a metodologia vêm após a revisão de literatura, e há uma dedicatória antes de tudo, mas cada local é um local, porém todos possuem essas etapas.
Vale a pena ressaltar que cada universidade possui os seus tipos de avaliação. Por exemplo, a USP na sua modalidade EAD, pela ESALQ, preconiza que nos trabalhos relacionados as pesquisas que exijam respostas tenham a passagem pela Plataforma Brasil, pois, voltam-se a analise de dados relacionados à entrevistas com pessoas. Em outras palavras, tudo o que envolve pessoas deve ser apresentado à essa plataforma.
Isso acontece, pois há um comitê de ética que aprova as pesquisas, portanto se o seu tema envolve uma pesquisa que deverá ser respondida por pessoas, o ideal é que você prepare o seu pré projeto, fique atento à documentação e após o ok! da PECEGE pela plataforma Brasil, você poderá realizar o seu trabalho.
Além disso, não se esqueça que o tema é igual a um trabalho realizado tipo monografia.
Portanto, escolha algo que você gosta para desenvolver o seu trabalho, caso contrário, poderá reprovar!
As dicas relacionadas a esse tipo de trabalho são várias, porém vale a pena lembrar que todo TCC deve passar por um relatório antiplagio.
Você sabia que 20 em cada 1000 TCC’s é considerado plágio?
Como prevenir plágio?
É simples! Para a prevenção de plágio basta escrever o TCC como se fosse um livro, ou seja, escreva-o de uma forma leve e compreensível para a banca.
Opte em não escrever citações diretas ( ou seja, aquelas em que se copia um trecho e depois há a referenciação deste no trabalho),
ESCREVA APENAS CITAÇÕES INDIRETAS, pois elas são o caminho para não constar plágio no seu trabalho.
As citações indiretas, mostram o que você entendeu do conteúdo e com isso, você não terá de copiar algo que constará como plágio, por exemplo.
Em outras palavras, ambas as citações são importantes, porém as melhores para o TCC são as indiretas.
Policie-se na escrita! Te garanto que isso irá ajudar você a não cometer nenhum tipo de deslize no seu trabalho, Afinal, escrever é uma aventura muito interessante!
Caso você tenha algum tipo de dificuldade para escrever ou montar a sua pesquisa, aconselho que você entre em contato com um de nossos Gurus que lhe ajudarão a entregar um trabalho Top!
Mas, não deixe para a ultima hora, pois se precisar de correções, essas poderão ser feitas, porém com o aval do guru. Por isso, entenda que quanto antes você pedir. mais cedo ocorrerão as correções e você poderá entregar um trabalho excelente!
Bem, é isso!
Espero ter ajudado e mostrado a forma correta de como fazer um tcc em forma de artigo.
Tenho certeza de que vamos nos ver muitas vezes!!!
Cuide-se e te espero amanhã com um tema diferente!
Abraço da Guru!