No artigo anterior, falamos sobre motores elétricos. Em especial, citamos o motor de passo. Nesse artigo, veremos como funciona o motor de passo de forma mais detalhada. Além disso, você conhecerá quais as principais aplicações desse tipo de motor no dia a dia.
Entretanto, o motor de passo funciona de forma diferente dos demais motores. Sua rotação não é contínua, como na maioria. Neste tipo de motor, o seu movimento é discreto, isso quer dizer que ele dá pequenas rotações por vez.
A velocidade de rotação vai depender de quantas rotações discretas são realizadas em determinado intervalo de tempo.
Motor de passo: Como funciona
O motor de passo funciona à base das leis do eletromagnetismo, assim como os demais motores. A diferença é que o movimento dele é discreto. As bobinas do motor de passo são distribuídas ao redor de um ímã permanente.
Diagrama motor de passo. Fonte:Altana Tubes
Assim, liga-se cada bobina separadamente, uma por vez, fazem com que um campo magnético ocorra e e atraia o ímã permanente. Esse ímã está conectado no eixo de rotação, por isso, quando o ímã é atraído, o motor dá um “passo”.
Em seguida, a bobina subsequente ganha energia e o outro campo magnético ocorre, fazendo com que o ímã mude novamente de posição. O giro do motor consiste no “liga e desliga” dos campos magnéticos de forma sincronizada.
Nema 17. Um tipo bem popular de motor de passo. Fonte: Baú da Eletrônica
Para controlar essas bobinas, precisamos de um driver, isto é, um circuito que vai gerar esses pulsos elétricos sincronizados. Geralmente, configuramos como queremos que o motor de passo se comporte com um microcontrolador, como o famoso Arduíno, e o driver converte essas informações para pulsos, fazendo-o rotacionar.
Motor de passo: Aplicações
Com efeito, as principais aplicações deste equipamento são:
- Controle de impressora 3d
- Controle de impressora
- Controle de gravadores à laser
- Movimento do disco óptico de DVD
Impressora 3d. Podemos ver motores de passo. Fonte: Mecalux
No geral, utiliza-se os motores de passo na necessidade de precisão e força. Nunca usaremos um desses, por exemplo, para usar na hélice de um drone, pois isso não faz sentido.
Contudo, impressoras 3D precisam ser precisas e fortes, já que elas têm um peso considerável. Por isso, utilizam-se motores de passo na sua construção.
Em máquinas de usinagem de peças metálicas, o uso de motores de passo de grande porte também é bem comum, pelos mesmos motivos citados anteriormente. Geralmente, quando se trata de confecção de peças e desenhos, os motores de passo estão envolvidos
Todavia, outro exemplo é no drive óptico do leitor de DVD. Como a leitura do DVD acontece pelo laser de forma precisa, é necessário ter um grande controle do movimento do leitor/gravador. Por isso, ele também é útil nesse caso.
Conclusão
Em suma, vemos que eles são muito importantes, devido as suas características. No próximo post, também falaremos sobre outro tipo importante de motor! Até lá!