Motor de passo: Como funciona um?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

motor de passo

No artigo anterior, falamos sobre motores elétricos. Em especial, citamos o motor de passo. Nesse artigo, veremos como funciona o motor de passo de forma mais detalhada. Além disso, você conhecerá quais as principais aplicações desse tipo de motor no dia a dia.

Entretanto, o motor de passo funciona de forma diferente dos demais motores. Sua rotação não é contínua, como na maioria. Neste tipo de motor, o seu movimento é discreto, isso quer dizer que ele dá pequenas rotações por vez. 

A velocidade de rotação vai depender de quantas rotações discretas são realizadas em determinado intervalo de tempo.

Motor de passo: Como funciona

O motor de passo funciona à base das leis do eletromagnetismo, assim como os demais motores. A diferença é que o movimento dele é discreto. As bobinas do motor de passo são distribuídas ao redor de um ímã permanente. 

motor de passo

Diagrama motor de passo. Fonte:Altana Tubes

Assim, liga-se cada bobina separadamente, uma por vez, fazem com que um campo magnético ocorra e e atraia o ímã permanente. Esse ímã está conectado no eixo de rotação, por isso, quando o ímã é atraído, o motor dá um “passo”.

Em seguida, a bobina subsequente ganha energia e o outro campo magnético ocorre, fazendo com que o ímã mude novamente de posição. O giro do motor consiste no “liga e desliga” dos campos magnéticos de forma sincronizada.

motor de passo

Nema 17. Um tipo bem popular de motor de passo. Fonte: Baú da Eletrônica

Para controlar essas bobinas, precisamos de um driver, isto é, um circuito que vai gerar esses pulsos elétricos sincronizados. Geralmente, configuramos como queremos que o motor de passo se comporte com um microcontrolador, como o famoso Arduíno, e o driver converte essas informações para pulsos, fazendo-o rotacionar.  

Motor de passo: Aplicações

Com efeito, as principais aplicações deste equipamento são:

  • Controle de impressora 3d
  • Controle de impressora
  • Controle de gravadores à laser
  • Movimento do disco óptico de DVD
motor de passo

Impressora 3d. Podemos ver motores de passo. Fonte: Mecalux

No geral, utiliza-se os motores de passo na necessidade de precisão e força. Nunca usaremos um desses, por exemplo, para usar na hélice de um drone, pois isso não faz sentido.

Contudo, impressoras 3D precisam ser precisas e fortes, já que elas têm um peso considerável. Por isso, utilizam-se motores de passo na sua construção.  

Em máquinas de usinagem de peças metálicas, o uso de motores de passo de grande porte também é bem comum, pelos mesmos motivos citados anteriormente. Geralmente, quando se trata de confecção de peças e desenhos, os motores de passo estão envolvidos

Todavia, outro exemplo é no drive óptico do leitor de DVD. Como a leitura do DVD acontece pelo laser de forma precisa, é necessário ter um grande controle do movimento do leitor/gravador. Por isso, ele também é útil nesse caso. 

Conclusão

Em suma, vemos que eles são muito importantes, devido as suas características. No próximo post, também falaremos sobre outro tipo importante de motor! Até lá! 

Referências

https://www.mecalux.com.br/blog/impressao-3d-logistica

Outros Artigos

economia comportamental
Humanas e Tecnologia

Economia Comportamental

A economia comportamental explora um fato curioso: nem sempre agimos de forma racional com o nosso dinheiro.

Patologia na Medicina Veterinária
Saúde

Patologia Veterinária

 O que faz um patologista? Eventualmente, você pode já ter se perguntado como os veterinários descobrem o que está acontecendo com os nossos pets. Sendo

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!