Fala Gurunauta, tudo bem? Hoje vou lhe mostrar o quão importante é que você Conheça 3 modalidades de Fisioterapia.
Bora lá aprender o que realmente é a fisioterapia?
A fisioterapia é uma área da saúde que é reponsável pela reabilitação dos movimentos junto a volta à vida normal do ser humano.
Ao falar em movimentos, você pensa na área de ortopedia, não é mesmo? Mas, a Fisioterapia tem algumas outras áreas que dão um novo sentido à vida das pessoas atendidas.
No post de hoje, lhe apresentarei 3 áreas que você irá se apaixonar. São elas>
- Fisiotetapia Pediátrica
- Fisioterapia Ortopédica
- Fisioterapia em Gerontologia
A primeira é a Pediatria, mas ainda sim quero que você Conheça 3 modalidades de Fisioterapia!
A Fisioterapia Pediátrica é uma das áreas mais fofinhas da profissão, pois são atendidas crianças.
Nessa área, o profissional deverá saber como é o desenvolvimento da criança, bem como as doenças que poderão dificultar tal desenvolvimento.
Além de compreender sobre o desenvolvimento infantil, o Fisioterapeuta Pediátrico deverá conhecer sobre neurologia infantil, ortopedia infantil e ter muito carinho pelas crianças, pois é esse profissional que colocará a criança em pé ou dará um novo sentido a vida deste serzinho que acabou de chegar ao mundo ou terá certa idade.
Por conhecer o universo infantil, esse profissional deverá adotar atividades lúdicas para que a criança compreenda os exercícios e assim tenha uma boa recuperação.
Até aqui tudo bem? Agora, quero que você se segure e tome cuidado para não torcer o tornozelo, pois conhecerá…
Fisioterapia Ortopédica
A Fisioterapia Ortopédica é uma das áreas mais comuns da profissão. Com certeza você já se deparou com alguém que quebrou algum osso, ou tropeçou e torceu o tornozelo, não é mesmo?
Bem, essa área cuida para que o paciente não tenha complicações tanto no pós cirurgico, quanto no pré operatório. É ela quem norteia a recuperação de uma torção de tornozelo ou até de um acidente de moto o por exemplo.
Você sabia que eu sou fisioterapeuta e já fui paciente? Pois é! Em meados de 2009, sofri um acidente e a Fisioterapia Ortopédica me ajudou a voltar a andar.
Tive uma fratura de tíbia e fíbula por conta de um atropelamento, então, imagine só! Foram 9 meses sem colocar os pés no chão e a Fisioterapia teve um papel muito importante: a minha preparação para a utilização de muletas e após isso, a minha reabilitação para o convívio social, caminhadas entre outras atividades.
Graças a Fisioterapia, hoje eu tenho uma vida normal! Mas, voltando ao assunto, além de preparar o paciente para uma cirurgia fortalescendo e equiibrando os músculos, o fisioterapeuta promove a auto confiança neste paciente, pois, sem ela não se vai a lugar algum!
Em outras palavras, essa profissão encoraja você a quebrar tabús e limites diários relacionados a qualidade de vida e reinserção às atividades de vida diárias
A última área, relaciona-se as vovós e vovôs, portanto, seu nome é:
Fisioterapia Gerontológica
Imagine só você com 90 anos, um monte de dores e ninguém para te ajudar.
Te garanto que você já começou a chorar, não é mesmo? Bem, tenho a solução para esse tipo de problema, a Fisioterapia Gerontológica.
Esse profissional estuda para atender aos idosos e prevenir as doenças relacionadas a idade avançada, ou ainda para reabilita-los devido as mudanças decorrentes do processo de envelhecimento.
Conforme você fica mais maduro, o equiíbrio, a disposição entre outras características passam a ser diminuidas, porém , entende-se que ao realizarar um trabalho preventivo, desde jovem, por exemplo, além da boa alimentação, boas conversas e atividades voltadas ao seu bem estar, a realização da Fisioterapia é importante para prevenir e ajudar na qualidade de vida.
Portanto, se você conhece algum idoso, não hesite em encoraja-lo à realizar fisioterapia para a prevenção dos problemas relacionados á melhor idade.
Curtiu a postagem de hoje? TE convido a conhecer o CREFITO -3 ( Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ) para saber mais sobre a profissão.
E também, saber como é a atuação do profissional da saúde em relação aos idosos com Parkinson. Bora aprender mais?
Se cuide e até amanhã!