Conheça mais sobre: Matriz Energética

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Conheça mais sobre: Matriz Energética
Matriz Energética

No post de hoje quero que você Conheça mais sobre: A Matriz Energética!!Primeiramente, precisamos de energia, para tudo no nosso dia a dia como: para acender a luz, preparar nossas refeições e nos transportar de carro até a escola, a praia, dentre outras. Assim, essa energia vem de um conjunto de fontes que formam o que chamamos de matriz energética. Ou seja, ela representa o conjunto de fontes disponíveis em um país, estado, ou no mundo, para suprir a necessidade de energia.

Nesse sentido a matriz energética é diferente da matriz elétrica. Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Dessa forma, podemos concluir que a matriz elétrica é parte da matriz energética.

Matriz Energética no mundo

O mundo possui uma matriz composta, principalmente, por fontes não renováveis, como o carvão, petróleo e gás natural.

Fontes renováveis como solar, eólica e geotérmica, por exemplo, juntas correspondem a apenas 2,5% da matriz energética mundial, assinaladas como “Outros” no gráfico. Somando à participação da energia hidráulica e da biomassa, as renováveis totalizam aproximadamente 15%.

Conheça mais sobre: Matriz Energética Brasileira

A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial. Por aqui, apesar do consumo de energia de fontes não renováveis ser maior do que o de renováveis, usamos mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, nossas renováveis totalizam 44,8%, quase metade da nossa matriz energética:

Pode ser visto que o consumo de energia proveniente de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo para o ano de 2020 são bem diferentes:

Conheça mais sobre: Matriz Energética
Matriz Energética

Percebemos pelo gráfico que a matriz brasileira é mais renovável do que a mundial.

Sendo assim, essa característica da nossa matriz é muito importante. As fontes não renováveis de energia são as maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE). Como consumimos mais energia das fontes renováveis que em outros países, dividindo a emissão de gases de efeito estufa pelo número total de habitantes no Brasil, veremos que nosso país emite menos GEE por habitante que a maioria dos outros países.

O Brasil usa 83% de fontes renováveis para a produção de energia, enquanto a média mundial é de 25%. Além de mais sustentabilidade, isso também gera menos custos de operação para as usinas que escolhem a energia renovável .

Além da hidrelétrica, a matriz do Brasil também é dividida em: gás natural (9,3%), eólica (8,6%), biomassa (8,4%), carvão e derivados (3,3%), nuclear (2,5%), derivados do petróleo (2,0%), solar (1,0%). 

O país tem grande potencial de produção de energia renovável por conta do clima, agricultura e distribuição hídrica. Nos últimos anos, a energia eólica e solar cresceram, especialmente no nordeste.

Referências: clique aqui Conheça mais sobre o assunto

Veja Mais:

Outros Artigos

economia comportamental
Humanas e Tecnologia

Economia Comportamental

A economia comportamental explora um fato curioso: nem sempre agimos de forma racional com o nosso dinheiro.

Patologia na Medicina Veterinária
Saúde

Patologia Veterinária

 O que faz um patologista? Eventualmente, você pode já ter se perguntado como os veterinários descobrem o que está acontecendo com os nossos pets. Sendo

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!