ENEM e Bioquímica

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Olá meu caro aluno, a segunda prova do ENEM e a Bioquímica está em alta. Certamente está passando por algum nervosismo. Pois é uma prova super importante e que irá definir sua carreira. Desse modo, fazer uma boa prova é fundamental para a sua aprovação. Sendo assim, as questões estão vindo em nível super contextualizado. Ou seja, unindo duas ou mais disciplinas, estimulando o raciocínio lógico para sua resolução. Portanto, veremos a seguir a união de duas disciplinas super importantes nessa segunda etapa, a biologia e química. Dessa união surge a Bioquímica.

ENEM e Bioquímica: uma breve introdução

A bioquímica é ciência que estuda os processos químicos aplicados a biologia. Dentre as várias ramificações desse campo de conhecimento posso citar o metabolismo. O metabolismo compreende diversas reações no organismo, as quais são fundamentais para o equilíbrio funcional, também conhecida como homeostase. Logo, pela grande quantidade de informação surge uma nova subárea de estudo, a bioquímica e metabolismo.

Metabolismo integrativo

Acerca do metabolismo, é originado de outro grande campo de estudo, a fisiologia. Alguns estudiosos declaram o metabolismo como o conjunto de todas reações que acontecem no corpo humano. Sendo assim, um grande número de ações fisiológicas e/ou metabólicas tem por finalidade a obtenção de energia para o desempenho das funções celulares. Contudo, para a aquisição energética, importante a utilização de nutrientes para a regulação metabólica visto que sem eles não ocorre a produção energética adequada. Portanto, a glicose, lipídios e proteínas são as principais moléculas para obtenção de energia.

Reações no metabolismo

As reações metabólicas são catalisadas por diversas reações enzimáticas. Sendo assim produzirá energia no nosso organismo. Além dessa atividade primária, as enzimas conseguem desempenhar outros papéis importantes como a conversão de nutrientes em macronutrientes. Contudo, o caminho contrário pode acontecer, ou seja, a conversão de moléculas grandes em moléculas pequenas, também mediadas por enzimas. Sendo assim, o principal agente que regula as nossas funções no nosso corpo é a enzima. Portanto sem ela nossas funções são prejudicadas e acarreta-se no surgimento das patologias.

ENEM: Compostos bioquímicos.

Na bioquímica, não obstante, da grande existência de seres vivos, muitas reações e estruturas compartilham as mesmas funções. Essas funcionalidades são importantes para auxiliar em pesquisas científicas. Desse modo empregam-se em seres de maior reprodutibilidade como os ratos e camundongos. Sendo assim, todas as espécies são formadas por elementos químicos como: o carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que em diferentes combinações constituem novas moléculas.

Tendo em vista que as moléculas produzidas pelas diferentes combinações ainda podem se recombinar, dando origem a novos compostos biologicamente ativos. Esses compostos analisam-se de forma isolada. Contudo atuam em conjunto para o melhorar o funcionamento do organismo. Logo, posso afirmar que toda criatura executa processos básicos que vão manter a conservação da vida.

ENEM: Principais estudos na bioquímica.

No conhecimento da bioquímica, as principais fontes estudo são a água, carboidratos, proteínas, ácidos nucleicos e não menos importante, os lipídios. O entendimento acerca destas estruturas moleculares nos permitirá obter um vasto conhecimento ao longo da vida. Enfim, saber separa-las distintamente é uma questão muito difícil, já que são bem íntimas em seu pleno funcionamento. Mas não tema gurunauta, estou aqui para descomplicar todo esse magnífico assunto que você entenderá de forma simplificada e direta.

ENEM: Descobertas relevantes.

Algumas descobertas merecem destaque no ramo da bioquímica, dentre essas: O descobrimento do ácido desoxirribonucleico, o DNA. Essa molécula formada por ácidos nucleicos. Sendo assim por sua vez constituem-se de aminoácidos e hidrogênio. Outro fato histórico da bioquímica descobriu-se por Anselme Payen; o isolamento da enzima (diástase). Que igualmente formado por compostos de aminoácidos. Contudo, as enzimas têm papel relevante nos processos bioquímicos, visto que é o principal mediador entre reações a níveis fisiológicos e farmacológicos. Portanto, é possível notar que os aminoácidos possuem alta relevância não somente na bioquímica, mas também em outras ciências bioquimicamente dependentes.

ENEM: Aplicações da bioquímica.

O profissional bioquímico tem a utilização da tecnologia a seu favor, para o melhoramento não apenas orgânico, mas também ao nível industrial. Tais conhecimentos podem auxiliar no aprimoramento de diversas áreas de interesse econômico da indústria. Das importantes aplicabilidades em que consiste o conhecimento bioquímico, posso mencionar as áreas alimentícias, farmacológicas, cosmetológicas e a biotecnologia. Contudo, o principal foco do aprendizado segue na aplicação perante a população como as análises clínicas, ambientais e químicas.

Vias metabólicas, ENEM e a Bioquímica

Acerca do processo metabólico o mesmo pode-se classificar em duas em categorias energéticas a depender do seu propósito. Sendo assim, para ocorrer a obtenção da energia, além da enzima é necessária outra molécula, o oxigênio, que é importante para a produção energética. Portanto, o metabolismo na presença do oxigênio podemos chamar de aeróbio e na sua ausência de anaeróbio.

Finalidades

Tendo em vista a importância do metabolismo, ele também pode ser classificado em duas vias de ação. As vias metabólicas são importantes pois tem a função primordial de regular a degradação e crescimento tecidual.

Catabolismo

O catabolismo caracteriza-se como um processo constante e envolve a destruição de moléculas grandes em produtos menores, que promove a liberação de energia. Sendo assim, aproveita-se a energia liberada no processo catabólico afim de realizar outras funções orgânicas. Logo, a molécula mais importante nessa via, é o oxigênio, pois é responsável por diversas reações moleculares.

O catabolismo aeróbio acontece com a presença de oxigênio, a qual combina-se com moléculas de hidrogênio na cadeia transportadora de elétrons. Desse modo, nesta via, serão produzidos como produtos finais, o gás carbônico e água.

O catabolismo anaeróbio ocorre na ausência do oxigênio. Assim, para que o processo de obtenção de energia seja feito, é necessário a presença de íons, como o sulfato, nitrato, fumarato e amônia. Os produtos finais gerados por esse metabolismo são o etanol e lactato, visto que esses compostos são altamente tóxicos e causam danos celulares.

ENEM: Estudando a bioquímica médica

Além disso, o discernimento acerca dos processos bioquímicos, é importante para o desenvolvimento de novas drogas de uso clínico. Sendo assim, a bioquímica médica possui uma íntima relação com a patologia, que nos permite entender como as doenças ocorrem. Portanto, é possível declarar que a bioquímica é fundamental na formação do médico. Contudo, alguns alunos da área da saúde não conseguem compreender e associar as aplicabilidades no exercício da profissão.

O estudo a respeito da bioquímica médica é altamente complexo, necessitando muitas horas de dedicação a ciência básica. Primeiro, deve-se buscar o entendimento proveniente de todo o ciclo básico abordado no primeiro semestre do curso. Logo, com esse conhecimento relevante, o discente poderá assimilar com maior grau de facilidade, assuntos associados a bioquímica médica.

Enem: Bioquímica
Análises na bioquímica médica. Fonte

Fatores presentes na bioquímica médica

Devido aos processos multifatoriais, as doenças podem ter origem não apenas por uma causa, mas sim por diversos fatores que estão prejudicando a homeostase. Logo, considero que as doenças tem origem unifatorial e/ou multifatorial, e são investigadas pela bioquímica médica.

Unifatorial

Uma doença unifatorial, causada por um único fator, de modo que apenas uma razão que a desencadeia. Sendo assim, um exemplar desta categoria patológica, é a osteoporose, caracterizada pela falta de densidade óssea. Logo, essa deficiência ocasiona-se por uma baixa quantidade de cálcio na corrente sanguínea.

Multifatorial

Um exemplo de doença multifatorial que posso citar, a aterosclerose, que é uma patologia causada pelo acúmulo de placa de gordura nos vasos sanguíneos. Esse aumento deve-se ao fato da má alimentação associado a falta de exercício físico ou sedentarismo ou ainda de causas genéticas.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!