Enzimologia: Parte II

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bioquímica definida como a ciência que estuda os processos químicos aplicados a biologia. Estes procedimentos envolvem toda reação que acontece no organismo, desde o nível molecular até o nível sistêmico. Desse modo, essas reações, denominadas metabolismo: Que é a chave de todo processo de homeostase, sendo abordada na fisiologia. Portanto, veremos ao longo desse texto científico, mais algumas propriedades acerca da enzimologia.

Você pode ler conceitos básicos da enzimologia, nesse artigo.

Mecanismo de ação na enzimologia

O mecanismo de ação das enzimas, têm a sua melhor compreendido segundo o esquema:

S + E    <—->    [ES] <—->  E+ P

Onde :

S= substrato

E= enzima

ES= complexo ativo

P= produto

Quando a enzima, adicionada a uma solução com substrato, essas moléculas se associam formando o complexo ativo, o produto e liberando a enzima que pode ser reutilizada.

Cinemática na enzimologia

As enzimas não serão consumidas nesse processo possibilitando sua reutilização. Desse modo, uma pequena quantidade de enzima será reutilizada para a reação bioquímica. Sendo assim, o complexo ativo, de forma instável decompõe-se rapidamente permitindo uma rápida substituição por outro recentemente formado. Portanto, o equilíbrio da reação, se alcança quando a velocidade e saída de enzimas forem iguais.

Representação dos fenômenos ocorridos:

Variação de velocidade da reação dependerá basicamente da [E] e [S] .Desse modo, pode-se afirmar que a [s] diminui linearmente proporcionalmente ao tempo decorrido e que a [P] do produto aumenta com o tempo.

Fatores interferentes na enzimologia

Alguns parâmetros podem causar interferências no processo de reação das enzimas. Desse modo, veremos a partir de agora, quais são esses os interferentes e como eles interferem.

Temperatura

Por serem proteínas as enzimas podem ser desnaturadas em altas temperaturas. Sendo assim, não conseguem agir em temperaturas baixas. Desse modo, toda enzima tem uma temperatura ótima de ração, onde consegue obter melhor desempenho.

Ph

Interfere a medida que a conformidade e atividade das enzimas. Sendo assim, na enzimologia, toda enzima possui um pH ótimo de ação e em geral esse pH está de acordo com o meio em que trabalham. Portanto temos alguns exemplos a amilase salivar- 6,7 e a pepsina gástrica 1,5.

Concentração da enzima [E]

A velocidade da reação aumenta proporcionalmente a [E].

Concentração do substrato [S]

A velocidade da reação aumenta a medida que a [S] se eleva até certo ponto onde a enzima é saturada pelo substrato.

Afinidade da enzima

A afinidade da enzima pelo substrato também tem influência na velocidade da reação.

Tipos de inibição na enzimologia

Acerca do conhecimento da enzimologia, as enzimas podem sofrer processo de inibição, inutilização seu mecanismo de ação. Desse modo, quando inibidas as mesmas podem ou não retornar as suas funções, dependerá apenas do tipo de inibição a qual foi sofrida. Sendo assim, veremos os tipos de inibição e o que acarreta na enzimologia.

Irreversível

Combinam-se por ligação covalente com as moléculas da enzima, destruindo-as parcialmente.

Reversível

A Inibição está relacionada com um equilíbrio entre enzima e inibidor. Desse modo, pode ser classifica em: Competitiva e não competitiva.

O inibidor não competitivo se liga reversivelmente, num outro ponto da sua estrutura que não seja seu sítio ativo.

Já o inibidor competitivo ocorre quando o inibidor e o substrato tem estruturas semelhantes e competem entre si pelo sítio ativo da enzima.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bioquímica básica, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!