Fala Gurunauta, tudo belezinha? Hoje, desvendarei de uma vez por todas os erros comuns na montagem de um paper. Bora lá?
Antes, vale a pena lembrar que o paper é como se fosse um mini artigo, falando de um modo simples e, como todo artigo, temos algumas regras como as de um TCC.
Para relembrar sobre: clique aqui!
Ao escrever um paper, muitos erros são identificados, mas, os mais agravantes são:
- Quantidade de páginas
- Estrutura sem metodologia
- Formatação do paper.
Agora, vamos aos erros mais comuns:
Erros comuns na montagem de um paper: quantidade de páginas
Um paper não deve ultrapassar 15 páginas. Descobri isso por esses dias ao escrever sobre um trabalho na área de apicultura para um aluno.
No template da universidade, estava em letras gigantes este aviso: NÃO ULTRAPASSE A LINHA DE 15 PÁGINAS.
Você sabe o por que disso? Vou explicar.
O paper nada mais é do que a apresentação de um tema ou projeto a um público a fim de avalia-lo. por isso que o tamanho é reduzido, mas o conteúdo têm uma grande valia.
Portanto, o tamanho de um paper não poderá passar 15 folhas, ok?
Como é a metodologia de um paper?
Antes de falar sobre a metodologia, vale a pena falarmos sobre a estrutura deste documento tão polêmico, não é?
Assim como um artigo científico, o paper possui a estrutura facilmente confundida com a de um artigo, portanto, muita atenção neste tópico, ok?
A estrutura correta de um paper é:
- TÍTULO
- Resumo
- Introdução
- Revisão de literatura
- Material e métodos
- Discussão
- Conclusão
- Bibliografia
Cada um dos itens acima citados é de extrema importância para o seu paper, portanto, utilize-os sem moderação!
Ao faltar alguma dessas partes, o seu paper ficará incompleto e com isso necessitará de alguns ajustes. Considere que: o seu trabalho é um esqueleto e você terá de preenche-lo com dados relacionados ao tema que você escolheu, assim, entende-se que é necessária a utilização de uma estrutura.
Portanto, ao começar a escrever o seu paper, preste atenção nas estruturas acima citadas e comece a monta-lo a partir delas.
Outras dicas importantes, são a respeito da ortografia e gramática que farão do seu trabalho um sucesso ou um fracasso, pois, se as palavras estão bem colocadas e o leitor compreende o que está escrito no seu paper, é certeza que será um sucesso.
Sendo assim, vamos recapitular algumas regras: o paper deverá ter começo meio e fim, pois senão perderá o sentido! Além disso, aquilo que é escrito, deverá ser resumido, pois temos uma quantidade de páginas delimitada: no máximo 15!
É isso! Espero que tenham gostado deste post, pois ele é uma ferramenta para amplificar os seus estudos! Até logo mais !