As Principais Estruturas Cristalinas dos Metais

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Exemplo de uma das estruturas cristalinas

As estruturas dos materiais em escala atômica geralmente seguem um padrão ordenado e repetitivo relacionado à cristalinidade, por isto são chamadas de estruturas cristalinas.

Estas estruturas cristalinas estão diretamente relacionadas com as propriedades físicas e as propriedades químicas que os metais apresentam. Por conta disso, é muito importante conhecer as principais estruturas cristalinas dos materiais metálicos.

Estrutura Cristalina Cúbica Simples (CS)

Esta é uma estrutura hipotética para metais puros, não é vista na prática, mas serve de base para compreender as estruturas cristalinas seguintes.

O formato que apresenta é cúbico, possuindo um oitavo de átomo em cada um dos seus oito vértices. O parâmetro de rede da célula unitária desta estrutura corresponde ao diâmetro do átomo.

Como possui apenas um átomo em cada célula da estrutura, a estrutura cúbica simples se mostra pouco compacta, apresentando 52% de fator de empacotamento. Por conta desta baixa compactação, os metais tendem a se solidificar em outras estruturas.

Estrutura Cristalina Cúbica de Face Centrada (CFC)

Esta estrutura cristalina possui um oitavo de átomo em cada um dos oito vértices do seu cubo e apresenta metade de um átomo em cada uma das suas seis faces, possuindo assim 4 átomos no total. O seu número de coordenação é igual a doze, o que significa que cada átomo faz fronteira com doze átomos vizinhos.

O parâmetro de rede desta estrutura se relaciona com o raio atômico com a constante duas vezes a raiz quadrada de dois. O fator de empacotamento que esta estrutura cristalina apresenta é de 74%, sendo o maior valor possível de compactação possível.

Dentre as propriedades físicas e químicas que a estrutura CFC apresenta, pode se falar da sua elevada ductilidade e da sua maior difusibilidade em comparação a outras estruturas cristalinas.

Metais como o alumínio, o cobre, o ouro, o chumbo e o níquel apresentam esta estrutura cristalina, assim como o ferro puro acima de 912 °C.

Estrutura Cristalina Cúbica de Corpo Centrado (CCC)

Esta estrutura, assim como as outras estruturas cúbicas, apresenta um oitavo de átomo em cada um dos oito vértices e um átomo totalmente contido no centro da sua célula unitária. Assim esta estrutura possui dois átomos ao todo.

Seu número de coordenação é igual a oito e seu parâmetro de rede se relaciona com o raio atômico por meio da constante quatro dividido por raiz quadrada de 3.

O seu fator de empacotamento é de 68%, o que é maior do que o visto pela estrutura CS e menor do que o apresentado pela estrutura CFC.

O ferro abaixo de 912 °C, o cromo, o molibdênio e o tungstênio são alguns exemplos de metais que possuem a estrutura cristalina CCC.

Estrutura Cristalina Hexagonal Compacta (HC)

Nem todos os metais tendem a formar estruturas cristalinas cúbicas, alguns podem se organizar em estruturas mais complexas, como a estrutura hexagonal compacta.

Esta estrutura tem a forma de um prisma de base hexagonal, no qual um sexo de átomo está localizado em cada vértice, metade de um átomo no centro de cada face e três átomos estão contidos no centro da estrutura. Assim, a estrutura HC possui seis átomos ao todo.

Assim como a estrutura cristalina CFC, a estrutura hexagonal compacta apresenta número de coordenação igual a 12 e fator de empacotamento de 74%.

Dentre os metais que possuem esta estrutura cristalina, podem ser citados o titânio, o zinco e o cobalto.

Veja também:

https://blog.meuguru.net/estruturas-cristalinas-ceramicas/

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!