Bioética é o estudo o qual aborda questões morais, filosófica e legais relacionadas ao campo da biologia. Desse modo,considerado conhecimento multidisciplinar que relaciona vários aspectos legais e polêmicos perante a sociedade. Os princípios éticos aplicados a saúde, fundamentados através do ramo da ciência e direito relacionado os seres humanos relacionados a outros seres vivos. Portanto, veremos informções acerca da eutanásia, afim de elucidar alguns aspectos éticos legais.
Conceito de Eutanásia
Acerca do entendimento da eutanásia, a mesma caracterizada por ser um ato ou ação que tem por finalidade acelerar a morte. Conforme, alguns autores a eutanásia, possui a definição de livrar o sofrimento de alguma patologia incurável afim de evitar o prolongamento da dor. Sendo assim, em alguns países, considerado uma forma de assassinato, pois retira-se a vida de um ser vivo. No Brasil, considera-se crime equiparado ao homicídio doloso, o qual tem a intenção de matar. Portanto, a eutanásia poderá ser feita em qualquer espécie de ser vivo. Desse modo, realiza-se em seres humanos e em animais afim de obtenção de pesquisa científica, essa quando liberada pelo conselho de ética animal.
Eutanásia vs Ordem de não ressuscitar
Através do entendimento da eutanásia, sabe-se que a mesma pode ser realizada através do próprio paciente. No entanto, vale ressaltar, mesmo que seja a pedido, em muitos países, esse ato equipara-se ao suicídio de forma assistida. Sendo assim, considerada questão polêmica, mesmo a pessoa solicite o método, aquele profissional que o fizer, será enquadrado nos termos da lei penal. Desse modo, aquele que realizar, deve ter a consciência de seus atos, visto que além dos prejuízos penais, terá um trauma psicológico.
Outro método, pouco usual e conhecido perante a sociedade de minimizar a dor perante a morte, é a ordem de não ressuscitar. Em suma, caracterizada por ser uma ordem judicial, assinada pelo próprio declarante. Desse modo, definido como um pedido do indivíduo para que a classe da saúde não realize nenhum procedimento que possa salvar da morte. Sendo assim, de forma direta e branda, essa ordem, em caso de parada cardíaca, nenhum profissional deverá realizar a manobra de ressuscitação cardio pulmonar (RCP). Portanto, também uma questão bastante polêmica, visto que todo profissional da saúde, passa por rigorosos treinamentos para salvar vidas. Logo, quem desrespeitar essa ordem, passará por sanções penais, éticas e morais perante a lei e conselho de ética do seu registro de classe.
Tipos de eutanásia
Mesmo sendo uma questão bastante polêmica, sabe-se que na sociedade, existe diversos tipos do procedimento contra a vida. Desse modo, elencarei os principais.
Quanto ao tipo de ação
Ativa: Provoca a morte do paciente com fins de misericórdia.
Passiva: Ocorre com a interrupção de algum método que mantêm a vida do paciente.
Duplo efeito: Quando o óbito é acelerado com ações indiretas da equipe de saúde.
Quanto ao consentimento
Voluntária: Quando o óbito, realizado a pedido do próprio paciente.
Involuntária: Quando a morte, realizada contra a vontade.
Não voluntária: Quando o óbito, realizado sem que o paciente emita uma opinião.
Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bioética, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!