Extrusão Hidrostática

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Extrusão hidrostática

Da mesma forma que a extrusão direta e a extrusão indireta, na extrusão hidrostática há a conformação de um tarugo contra uma matriz por meio de um êmbolo. Um container armazena o tarugo do material a se conformar, da mesma forma que nos outros processos, porém no interior do container há um fluido que é responsável por empurrar o metal contra a matriz. Os fluidos empregados neste processo geralmente é um óleo mineral especial.

O fluido exerce uma pressão hidrostática que atua de maneira uniforme no material e evita atrito entre o material e o container. O comportamento da carga em função do tempo é muito similar ao visto na extrusão indireta, necessitando de uma menor carga para se iniciar e manter o processo de conformação.

Para os aços a redução possível geralmente é de 20:1, enquanto que para metais mais dúcteis, tais como o alumínio, é possível haver reduções de 200:1.

A extrusão hidrostática pode produzir arames, da mesma forma que na trefilação, produzindo arames de alumínio ou cobre. Para este processo as condições de selagem são ainda mais críticas que na extrusão de tarugos

Vantagens

Não há contato entre o material e as paredes do container, não havendo assim nenhum atrito. Pode-se usar baixos valores de ângulo da matriz, reduzindo o trabalho redundante. Os tarugos não precisam ser cilíndricos, podendo haver extrusão com tarugos curvos ou arames. É um processo versátil que permite a extrusão de produtos de seção escalonada. Produz peças de maior resistência e maior qualidade, já que há ausência de poros ou vazios.

Desvantagens

Ocorre compressão do fluido a elevadas pressões, o que compromete a eficiência e a segurança do processo. A ponta do tarugo deve ser cônica e deve vedar o container. É difícil controlar a velocidade do processo, o que pode ocasionar aquecimento e amaciamento do produto. Há limites práticos da maior pressão empregada para evitar a solidificação do fluido.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!