Fibra de carbono, quando se trata de fortalecer edifícios, pontes e outras estruturas, não há como negar que ela conquistou seu lugar como solução de escolha. Assim, é incrivelmente leve (mais leve que o aço, na verdade), forte como um super-herói (pode ser até 5 vezes mais forte que o aço). Nesse sentido, esse e reduz o número de homens e equipamentos necessários para trabalhar em um projeto. Assim, é apenas o começo de uma longa lista de profissionais!
Mas com trabalhadores da construção especializados (como nós) optando por usar fibra em qualquer projeto de fortalecimento e reabilitação possível, aqui surge a pergunta: a fibra de carbono é um material sustentável?
A fibra de carbono é um material verde?
…Sim e não! A fibra vem em várias formas – algumas demoram muito mais para se degradar e são mais difíceis de reaproveitar. Nesse sentido, portanto, certos tipos são mais ecológicos do que outros. Vale a pena notar que o alto teor de carbono nem sempre leva a uma contribuição para nossa pegada de carbono.
Fibras de carbono à base de lignina, preferidas para aplicações de baixo custo devido à sua reprodutibilidade verde (como é fácil reproduzir e reciclar) – entre muitas outras coisas, como suas propriedades de alta resistência e alta resistência. Faz sentido que essa à base de lignina seja sustentável, já que é um recurso natural encontrado nas paredes celulares das plantas.
A fibra de carbono é biodegradável?
Atualmente, a fibra de carbono não é biodegradável. Como a fibra, um composto construído para manter sua força e forma – a maioria dessas é difícil de reciclar e reaproveitar. Nesse sentido, especialmente porque não podem ser derretidas e usadas para fazer novos produtos ou itens.
Porém, como a fibra é feita para durar pelo menos 50 anos, há pouca ou nenhuma necessidade de revisitar um projeto de reforço de fibra de carbono, que por sua vez economiza desperdício de material e a necessidade de reciclar. Vale a pena notar que, embora ainda não seja biodegradável, certos elementos dela são propensos à degradação, como as resinas usadas para unir as fibras.
A fibra de carbono pode ser reciclada?
Embora a fibra de carbono como produto não seja biodegradável, alguns aspectos da fibra de carbono – como a resina de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRPs) – podem ser reciclados com relativa facilidade. Isso, usando um processo de reciclagem chamado pirólise, onde o calor elevado para queimar a resina onde quer que o plástico reforçado com fibra tenha sido usado.
É importante saber que a fibra pode ser danificada durante certos processos de reciclagem e os materiais de resina da matriz podem não sobreviver. Mas certamente, se você quiser descartar totalmente, isso pode ser feito através da moagem e quebra das fibras usando temperaturas muito altas.
A fibra de carbono é prejudicial ao meio ambiente?
Quando dizemos prejudicial, estamos falando de quanto CO2 é emitido durante o processo de fabricação de materiais. Essa consome muita energia para fabricação – em grande parte devido aos processos de oxidação e carbonização.
Embora não possamos alterar quanta energia, necessária para produzir nossos maravilhosos materiais de fibra de carbono, podemos controlar o tipo de energia que é usada no início da criação do produto.
Portanto, sem dar a você uma aula de ciência completa sobre geração de energia, diremos a você que a energia renovável (hidrelétrica e eólica) é o caminho a seguir para a produção de fibra. Se energia não renovável for usada para fabricar sua fibra, as emissões de CO2 geradas podem se acumular e prejudicar o meio ambiente. A escolha de fornecedores de materiais responsáveis é algo que muitas vezes fica a cargo das empresas – dependendo do país em que você mora e de que tipo de recursos seus fornecedores têm acesso.