A fisiologia do exercício, retratada como a ciência que estuda o funcionamento do organismo frente ao estresse. Desse modo, assuntos abordados na fisiologia humana são de grande valia ao exercício físico. Sendo assim, as variáveis estudadas nessa disciplina podem ser encontradas em comum em outras matérias ao longo da nossa vida acadêmica. Portanto, essa ciência, considerada um conhecimento multidisciplinar, devido ao vasto entendimento adquirido.
Sua base científica é proveniente de conteúdos específicos, tais como a anatomia, bioquímica, biofísica e não menos importante, a fisiologia. Não obstante, aplicados á alguns cursos de saúde específicos como a educação física e fisioterapia, torna-se uma excelente aliada para a aplicação na população. Devido ao conteúdo destes cursos, a fisiologia do exercício esta associada a outras disciplinas relevantes como a cinesiologia e biomecânica.
Formação
Para uma excelente formação profissional do educador físico, é de extrema relevância, o conhecimento aprofundado na fisiologia do exercício. Sendo assim, no entendimento dos processos fisiológicos, aplicados a atividade física, poderá compreender, analisar e avaliar o condicionamento do indivíduo. Desse modo, poderá prescrever os exercícios mais adequados e que possam trazer resultados de forma otimizada ao público alvo. Portanto, o profissional de educação física altamente capacitado, será reconhecido devido ao seu domínio da ciência desportiva, a qual faz tão bem a sociedade.
Benefícios do exercício físico
Conforme, o alto entendimento acerca da fisiologia do exercício, trará resultados benéficos e eficientes quando aplicados a população. Portanto, os principais benefícios os quais posso citar são:
Aumento de desempenho: Bem aplicados, o educador físico pode aumentar o rendimento e por consequência o desempenho do exercício através do melhoramento cardiovascular.
Redução de lesões: Na observação da prática física, o profissional poderá avaliar e corrigir quando necessário, algum exercício que esteja sendo executado de forma errada.
Individualidade fisiológica
Através desses conhecimentos altamente benéficos citados, os indivíduos só tendem a ter ganho em sua condição de vida. Entretanto, esse fato deve-se ao processo de adaptação funcional, fisiológico e adaptativo de cada indivíduo, colocados aos diferentes estímulos. Portanto, qualquer programa de treinamento esportivo deve respeitar a capacidade de cada um, a qual somente esta direcionada a ela.
Especificidade do exercício
Como é uma ciência altamente adaptativa, os quais são aplicados métodos específicos para cada objetivo. Sendo assim, cada atividade esportiva deve ser direcionada para uma finalidade afim de obter o melhor resultado. Um exemplo clássico é de um maratonista, que tem uma alta resistência devida aos altos percursos não realizar treino de força. Logo, cada propósito tem como tem o intuito de fornecer o melhor resultado ao esportista profissional, amador, ou apenas amante do exercício físico.
Multivariáveis do exercício
Respeitando-se o principio da individualidade de cada um, o educador físico é capaz de avaliar as multivariáveis das pessoas. Com essa percepção, o objetivo será a avaliação, e o melhoramento da performance da sociedade. Por tal motivo, algumas variáveis devem ser analisadas, avaliadas e registradas para o devido acompanhamento e evolução do exercício físico. Dentre estes parâmetros posso mencionar:
- Sistema cardiovascular
- Sistema respiratório
- Sistema muscular
- Sistema imunológico
Portanto, nosso corpo possui a capacidade de realizar adaptações em decorrência de vários estímulos enfrentados no decorrer da atividade física. Cabe ao educador físico com conhecimento em fisiologia do exercício fazer as melhorias aos incentivos, tornando o organismo mais forte e altamente capacitado.

Fonte: https://blog.advocaciamariapessoa.com.br/o-que-e-fisiologia-do-esporte/


