A fisiologia humana é descrita como a divisão da área da saúde que estuda o funcionamento normal do corpo humano. Através dela, posso entender como as atividades funcionais realizadas pelo organismo se interagem e atuam de forma sinérgica. Nesta interação sistemática e de altíssima complexidade a qual, chamada de homeostase, é o foco de toda a fisiologia humana, equilíbrio funcional. Contudo, em todos os processos existem falhas, e nestes defeitos gerados a partir de diversas causas, acontecem as doenças ou patologia.
Entretanto, alguns autores ao repassar seus conhecimentos fisiológicos, erroneamente chamam a fisiologia de fisiologia médica, na qual existem diversas diferenças entre elas. A principal desigualdade que posso citar, é que a fisiologia médica, estuda o desequilíbrio funcional, ou seja, a patologia. Desse modo, esta ciência não se torna menos importante, visto que ela necessita de um vasto conhecimento funcional afim da identificação patológica.
Compreensão
Conhecer e compreender a fisiologia, é muito importante já que a mesma vem de outra ciência importante, a anatomia humana. A fisiologia humana além da doutrina anteriormente citada, engloba outros estudos muito importantes que se comunicam entre si. Sendo assim, considerada uma grande área de conhecimento com outras subáreas envolvidas e que estão intimamente ligadas.
Ciência integrativa
A fisiologia humana é extremamente vasta, visto que já mencionei ela é altamente integrativa e intimamente associada. Essas associações se dão através de várias ciências importantes e estão presentes no ciclo básico dos cursos acadêmicos, desde o nível técnico a pós-graduação. É possível citar a bioquímica, biofísica, farmacologia, imunologia, citologia e ecologia dentre outras, e todas elas estão interligadas. Desse modo, a fisiologia, considerada por muitos uma ciência integrativa, já que todos estão correlacionados e com um só objetivo, a homeostase.
Por si só, quando estudada sozinha, a fisiologia, considerada desesperadora, porém não entrar em pânico é fundamental, pois estou aqui para descomplicar a homeostase.
Campos de estudo
O campo fisiológico, por si só vai do estudo da molécula até os sistemas propriamente ditos. Desde os processos mais simples até o mais complexo, desde a porção mais interna até a externa, tudo pode ser explicado através da fisiologia. Sendo assim, a fisiologia dentro de sua própria área é subdivida em diversos campos de estudo com a suas particularidades.
Os importantes temas de estudo abordados no conhecimento fisiológico de forma integrativa, vão desde as propriedades físicas aplicadas a biologia. Um grande exemplo clássico e fácil de associar é como o impulso elétrico faz o coração bater. Este processo biofísico além de outros serão abordados futuramente com riqueza de detalhes e ao mesmo tempo de fácil leitura e entendimento.
Fisiologia molecular
As principais ramificações, abordadas na fisiologia, são todas interligadas entre si. Sendo assim, é possível explicar como uma simples molécula de glicose consegue entrar na célula para fornecer energia para as suas devidas funções. Além do mais, é capaz de explanar como ocorre o movimento de caminhar, devido a integração funcional dois ou mais sistemas.
Assim, é possível citar os principais focos de estudo da fisiologia humana:
- Membrana Plasmática
- Tipos de Transporte
- Potencial de Ação
- Potencial de Membrana
- Bioeletrogênese
Fisiologia Sistemática
Além disto, como já foi abordado na anatomia humana, os componentes do maquinário humano, será entender o funcionamento. Sendo assim, serão abordados, as atividades do:
- Sistema Muscular
- Sistema Cardiovascular
- Sistema Respiratório
- Sistema Endócrino
- Sistema Renal
- Sistema Excretor
- Sistema Reprodutor
- Sistema Nervoso
Integração com outras disciplinas
Por ser uma grande área, o entendimento fisiológico está relacionado a vários processos complexos e que necessitam várias horas de estudo. Por isso, muitos alunos dos cursos da área da saúde relatam dificuldade com a fisiologia pois ela demanda tempo e dedicação. Além do mais, a mesma, ofertada no mesmo período de outras disciplinas que requerem foco e disciplina, pois todas as matérias entram em sintonia.