Fitoterápicos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Fitoterápicos: O que são?

Os fitoterápicos se validam como os produtos que são obtidos por meio de plantas sendo que essas correspondem as plantas de teor medicinal, validando-se como plantas de diversas derivações.

Ressalta-se ainda que tais produtos se elucidam como sendo validados estritamente de modo de matéria prima de teor vegetal a qual contem efeito de comprovação validado como os riscos entendíveis.

fitoterapico
Elucidação de fitoterápicos. Fonte: Própria autoria.

Desse modo, os fitoterapicos se validam como se determina a ANVISA, a qual se valida com a responsabilidade de fiscalização desses vegetais e também dos riscos, onde se elucida a atuação e também como se estabelece o mecanismo de ação.

E, assim esses medicamentos se definem como sendo de matéria prima de ordem vegetal.

Por meio disso, se o medicamento possui a substancia isolada, esse não se define como possuidor de associação de extrato vegetal.

Aliado a isso, os fitoterápicos podem atuar nos mais diversos estudos de ordem toxicológica ou também de modo farmacológico. E, assim se valida tal forma, somente após a confirmação da qualidade e de sua ação.

Fitoterápicos X Plantas medicinais

Esse ponto é uma questão bastante delicada, pois muitos pensam que os fitoterápicos se validam como plantas medicinais.

Mas, você sabia que isso está errado?

As plantas de cunho medicinal são validadas como sendo as que possuem capacidade com comprovação de realizar a cura de enfermidades ou podem atuar também no que corresponde a minimização ou alivio de enfermidades na pessoa.

E, dessa forma, no que corresponde a utilização de plantas medicinais há a ocorrência de muito senso comum, o qual se valida como determinador de chá, de infusão e também de diversos sucos.

Sabe aquela chá de boldo que sua avó ou tia já te receitou? Então é isso!

Mas, afinal qual a diferença?

A diferença se estabelece como sendo o fitoterápico aquela planta medicinal que conforme ocorre a sua obtenção essa quando vai para a indústria passa a se tornar um fitoterápico.

Por meio disso, há toda uma série de processos que propiciam a não possibilidade de contaminação, juntamente com a viabilidade de surgimento de problemas de modo agravante.

Em razão disso, temos que ocorre pro analise de produto natural, tem-se que os produtos de ordem natural validam-se como outo medicamento.

OMS – Organização Mundial da Saúde

A OMS – Organização Mundial da Saúde define que os medicamentos não podem ser usados a não ser com validação de ordem medica. E, por meio disso, valida-se os fitoterápicos.

Por validade desse fato, ocorre que quando o paciente vai a uma consulta ou procura o médico. É de responsabilidade do paciente informar ao médico que ele fez uso (caso tenha o feito) de fitoterápico.

Pois, pode sim, ocorrer a interação medicamentosa com outro componente que vier a ser prescrito.

Aliado a isso, há a necessidade de verificação caso o medico receite um fitoterápico se o mesmo possui registro correto no Conselho respectivo, e se o medicamento receitado também se encontra dentro das determinações da ANVISA.

Saiba mais por meio dos links:

https://www.scielo.br/j/csc/a/z6RsN7j4bRKfM8Lq8tQNX4N/?format=pdf&lang=pt

https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/fitoterapia-como-alternativa-obesidade.pdf

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!