Hipótese Heterotrófica

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Venha por meio desse post entender como ocorre a hipótese heterotrófica, e dessa forma compreender como ocorre a formação dos organismos e mundo.

Hipótese Heterotrófica. Fonte: Própria autoria.

Mas, afinal o que é a hipótese heterotrófica?

Inicialmente, a hipótese heterotrófica afirma que os primeiros organismos que surgiram em nosso planeta eram heterótrofos, ou seja, eram incapazes de produzir seu próprio alimento.

Por outro lado, ao contrário das hipóteses de Oparin e Haldane, biogênese e criacionismo, a hipótese heterotrófica não tenta explicar a origem da vida.

Isso você consegue distinguir gurunauta?

Mas, sim a forma de nutrição dos primeiros organismos, que, segundo a ideia, ocorreu por meio da absorção de matéria orgânica substâncias no meio.

Ao mesmo tempo, uma das críticas a essa suposição é que em uma Terra primitiva poderia haver muito pouca matéria orgânica, o que dificultaria a manutenção e a reprodução de novos organismos a terra.

Qual a importância dessa hipótese?

A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros organismos vivos em nosso planeta apresentavam uma nutrição heterotrófica, sendo, portanto, incapazes de produzir seu próprio alimento.

Por meio disso, é necessário que eles produzam seus alimentos. E, desse modo, absorva moléculas orgânicas que podem ser disponíveis já nos oceanos de modo primitivo. Mas, que eram fundamentais para sua sobrevivência.

Para obter energia da matéria orgânica que absorveram, os primeiros organismos provavelmente passaram por fermentação, um processo no qual os organismos produziam energia.

Dessa forma, não se detinha a necessidade de oxigênio – um elemento que não era bem utilizado na Terra primordial. Dois processos ocorrem durante a fermentação: a quebra das moléculas de glicose (glicólise) e a redução do piruvato.

O piruvato pode formar diferentes produtos, como o álcool na fermentação alcoólica e o ácido lático na fermentação lática.

As condições ambientais na Terra têm mudado ao longo do tempo.

À medida que os gases na atmosfera mudam, o planeta esfria e as tempestades enfraquecem, o alimento disponível para os heterótrofos diminui porque esses fatores são importantes para a síntese de moléculas orgânicas. novas criaturas aparecem.

Com o advento dos autótrofos fotossintéticos, observa-se um aumento na quantidade de oxigênio na atmosfera, pois esse gás é liberado durante a fotossíntese.

À medida que os níveis de oxigênio aumentam, outros processos de coleta de energia podem ocorrer.

Nesse caso ocorre o processo de respiração aeróbica, método mais eficiente de aproveitamento da energia da matéria orgânica do que a fermentação.

A respiração aeróbica é um processo mais complexo, mas mais benéfico porque assegura mais energia.

A hipótese da heterotrofia, assim como a hipótese da autotrofia, tem suas críticas.

A maior crítica é que, em um ambiente em grande mudança, os primeiros organismos podem não ter acesso à quantidade de alimentos de que precisam para se desenvolver.

Segundo os críticos, a hipótese mais provável é que os primeiros organismos eram quimiossintéticos, ou seja, autotróficos.

Venha aprender mais com o blog da meuguru!

https://blog.meuguru.net/vitamina-e/

https://blog.meuguru.net/tendencias-de-tecnologia-para-o-setor-financeiro/

Venha por meio desses artigos aprofundar mais seu conhecimento!

DE EDUCAÇÃO, F.; OLIVEIRA, F.; SÃO, R. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Contribuição de conceitos químicos ao estudo da origem da vida na disciplina de Biologia. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072012-101801/publico/FLAVIO_OLIVEIRA_ROCA.pdf>.

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072012-101801/publico/FLAVIO_OLIVEIRA_ROCA.pdf

4.como surgiu a vida. Disponível em: <https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/6_origem/origem_vida/origem.htm>.

https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/6_origem/origem_vida/origem.htm

Outros Artigos

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!