IA do filme Avatar detecta doenças? Parece ficção científica, mas é real! Continue a leitura para saber mais.
Pesquisadores estão utilizando os trajes de captura de movimento usados nos filmes “Avatar” para o diagnóstico de distúrbios que afetam o movimento.
Os cientistas publicaram as duas investigações na revista Nature Medicine.
A tecnologia foi testada em pacientes com distrofia muscular de Duchenne (caracterizada por fraqueza muscular progressiva) e ataxia de Friedreich (uma doença hereditária rara, neurodegenerativa, incapacitante e paralisante).
O método, que analisa o corpo por meio de inteligência artificial (IA), permitiu que especialistas estimassem a gravidade dessas doenças hereditárias duas vezes mais rápido do que o normal.
Ou seja, o que antes demorava 12 meses para que um especialista humano pudesse estimar a progressão das doenças, a IA consegue em 6 meses.
Isso ocorre devido a percepção de movimentos minúsculos da IA, o que os humanos não conseguem observar.
O método proporciona avaliar com rapidez e precisão uma série de movimentos padronizados para avaliar a gravidade e o curso esperado desses distúrbios nos pacientes. Portanto, a técnica pode potencialmente levar a um melhor diagnóstico e monitoramento do paciente.
Perspectivas
Bem como as doenças analisadas no estudo, os cientistas envolvidos apontam que pode ser usado para monitorar pacientes em recuperação de outras doenças que afetam o movimento.
Também pode ser incluso para avaliar a progressão de patologias que afetam o coração, pulmões, músculos, ossos, cérebro, sistema neurológico e uma variedade de problemas psiquiátricos.
Não somente o diagnóstico pode ser explorado, mas também a realização de ensaios clínicos para avaliar novos medicamentos de forma mais rápida e econômica. Como resultado, os pesquisadores afirmam que também pode reduzir significativamente o tempo e o dinheiro necessários para produzir novos tratamentos.
Gostou do artigo “IA do filme Avatar detecta doenças”? Clique aqui e leia outros textos tão interessantes como este.