A inflamação é o resultado fisiopatológico do corpo humano relacionado à alguma lesão tecidual causada por agentes patogênicos. A atividade da inflamação faz parte do sistema imune inata, logo considerada uma atividade inespecífica. A reação da inflamação envolve vários eventos moleculares tais como: células imunológicas, vasos sanguíneos e mediadores do processo inflamatório.
Conceitos da inflamação
A principal função da inflamação é acabar com a razão da lesão inicial que está causando malefício ao organismo. Esse processo é regulado através das nossas células de defesa, que são responsáveis pela manutenção da homeostase. A inflamação tem sinais claros da sua presença e atividade, desse modo posso citar: calor, rubor, edema, dor e perda da função.
Sinais cardinais da inflamação
Conhecidos como sinais cardinais da inflamação, esses indícios nos remetem a várias informações a cerca das patologias.
Calor
O calor causado pelo processo inflamatório deve-se ao aumento da circulação sanguínea. O contato entre o sangue e a parede do vaso sanguíneo gera atrito. Assim, com o aumento da força de atrito, gera contato extremo das células, no qual acarreta em calor.
Rubor
Rubor, é o sinal que consiste na presença de vermelhidão causada pelo processo inflamatório. É uma etapa intimamente relacionada com o calor pois o aumento de temperatura gera resposta clássica de cor. Desse modo, afirmo que rubor e calor são os principais sinais da reação inflamatória.
Edema
O edema ou inchaço é o sinal ocasionado pela atividade dos mediadores inflamatórios. Caracterizado pelo aumento de líquido no tecido, que pode causar constrição de estruturas importantes tais como: nervos, tendões e vasos sanguíneos. A presença do líquido causado pelo extravasamento do mesmo do interior das células, desse modo posso afirmar que se há edema, ocorre morte celular.
Dor
A dor, conforme alguns autores é caracterizada por ser uma experiência sensitiva e desagradável frente á lesão tecidual. O processo doloroso, percebido através de receptores específicos, denominados de nociceptores. O quarto sinal clássico da inflamação deve-se ao fato de morte celular, sendo assim, a morte celular mais um agravante do processo inflamatório. No entanto, o único local que não possuímos receptores para dor é o cérebro.
Perda de função
Com a soma de todos os sinais cardinais do processo inflamatório altamente lesivo, é notório a perda funcional. Conforme, os estudiosos a perca de função pode ser revertida se for percebida precocemente. Logo, posso informar as principais sequelas causadas por esse sinal cardinal tais como: perda de movimento, rouquidão, respiração curta dentre outros.
Inflamação vs Infecção
Nos dias atuais, a população que não tem conhecimento acerca da área da saúde comumente confunde a infecção com inflamação. Contudo, ambos podem estar relacionados porém há diferenças significativas entre esses processos patológicos. Portanto, caro leitor, através deste artigo, você saberá a diferença dentre ambos.
A infecção causada habitualmente por agentes patógenos de natureza externa. Os principais causadores dessa patologia são as bactérias, fungos, parasitas e animais que possam transmitir toxinas. No entanto, o processo infeccioso causa todos os sinais cardinais da inflamação mas com adição de um novo fator agravante, a febre. A febre é um sintoma que tem a finalidade de eliminar o patógeno através do aumento da temperatura de um modo mais grave e abrangente.
Então, caro gurunauta, nos próximos artigos veremos mais sobre a inflamação e os principais agentes causadores da mesma.