Laminação a Quente

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

laminação a quente

A laminação a quente ocorre a temperaturas elevadas, acima da temperatura de recristalização do material. Sob estas condições há um equilíbrio entre as velocidades de encruamento e de amaciamento, não havendo assim acúmulo de encruamento e a deformação pode ocorrer sob uma tensão de escoamento constante.

Geralmente a laminação a quente ocorre entre 40% acima da temperatura de recristalização do material até 80% da sua temperatura de fusão. É um processo de conformação para metais ferrosos e não ferrosos, como aços carbono, alumínio e outras ligas sempre que se deseja uma grande redução.

Após o lingote do material ser aquecido, deve ocorrer uma etapa de desbaste, pois se forma uma carepa de solidificação, especialmente nos metais ferrosos. Os laminadores de blocos, de placas ou desbastador de lingotes são os mais populares para esta função, havendo de 10 a 20 passes do lingote. Como há um elevado aumento na largura da peça laminada a quente, após cada passe o lingote é girado 90°.

Com a remoção desta carepa nos laminadores adequados a laminação a quente prossegue para os laminadores intermediários. A seguir acontecem reduções bruscas na espessura da chapa ou no perfil laminado, transformando sua estrutura em grãos equiaxiais de menor tamanho. Nos laminadores intermediários os blocos se transformam em chapas grossas ou barras e os tarugos em vergalhões, trilhos ou perfis.

Com o fim da transformação no produto final, estes passam por laminadores de acabamento, havendo uma última redução em sua espessura ou ainda a transformação dos vergalhões em fio-máquina.

Vantagens

A laminação a quente permite grandes reduções nas dimensões do produto, reduzindo a quantidade de passes ou de etapas do processo. As cargas empregadas na compressão também são menores e a microestrutura do material permanece livre de encruamentos, com grãos grandes e equiaxiais.

Desvantagens

Os laminadores e equipamentos necessários devem ser mais robustos, carecendo de um investimento maior. O acabamento das peças laminadas a quente também sofre de algumas limitações, já que por conta da dilatação é difícil controlar a dimensão final do produto.

Outros Artigos

© 2025 Meu Guru. Todos direitos reservados. 42.269.770/0001-84

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!