Membrana Plasmática: O princípio da fisiologia

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A fisiologia humana é descrita como a divisão da área da saúde que estuda o funcionamento normal do corpo humano. Através dela, posso entender como as atividades funcionais realizadas pelo organismo se interagem e atuam de forma sinérgica. Nesta interação sistemática e de altíssima complexidade a qual é chamada de homeostase, é o foco de toda a fisiologia humana, equilíbrio funcional. Contudo, em todos os processos existem falhas, e nestes defeitos gerados a partir de diversas causas, acontecem as doenças ou patologia. Desse modo, vamos aprender o conceito básico de membrana plasmática e suas principais funções na fisiologia humana.

Confusão na fisiologia

            Entretanto, alguns autores ao repassar seus conhecimentos fisiológicos, erroneamente chamam a fisiologia de fisiologia médica, na qual existem diversas diferenças entre elas. A principal desigualdade que posso citar, é que a fisiologia médica, estuda o desequilíbrio funcional, ou seja, a patologia. Desse modo, esta ciência não se torna menos importante, visto que ela necessita de um vasto conhecimento funcional afim da identificação patológica.

Abordagem inicial da membrana

            Acerca do conhecimento fisiológico, necessitamos entender o básico dessa ciência. Desse modo, aprender sobre os conceitos básicos nos permitirá compreender todo o funcionamento do maquinário humano. Portanto, a principal estrutura básica e ao mesmo tempo complexa é a membrana plasmática.

Estrutura da membrana

A membrana plasmática é constituída basicamente por proteínas e lipídios. O meio lipídico garante a parte estrutural da membrana quando associada a molécula de fósforo. Sendo assim, a estrutura da membranar, conhecida como fosfolipídio, faz todo o arcabouço da membrana. Esse componente, apresenta dupla particularidade importante, ou seja, uma parte hidrofóbica e outra hidrofílica. Desse modo, a parte mais externa é hidrofílica. Já a porção hidrofóbica, localizada na porção mais interna, formada por moléculas de ácido graxo e colesterol. Logo, outra particularidade super importante, a disposição dessa dupla camada lípidica, forma uma dupla barreira, as quais os autores chamam de bicamada lipídica.

Já as proteínas estão presentes na bicamada lipídica. Estão distribuídas de modo não uniforme perante toda a membrana. Possui diversas funções importantes que tem por finalidade, auxiliar no bom funcionamento da membrana plasmática. Desse modo, posso citar as principais funções das proteínas que estão inseridas no conteúdo membranar.

Estrutura da membrana plasmática, fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-membrana-plasmatica.html.

Proteínas integrais: É o tipo de proteína que tem como característica principal atravessar toda a estrutura da membrana plasmática. Podem ser chamadas de proteínas transmembrana. Sendo assim, tem como função principal, transportar nutrientres para o interior da célular ou vice-versa. Esse transporte é mediado pelos canais, outra nomenclatura para as proteínas integrais.

Proteínas periféricas: É o tipo de proteína, que esta presente apenas na camada mais externa da membrana plasmática. Tem como função principal, ser o aporte para moléculas específicas que tem por finalidade realizar funções intracelular sem necessitar atravessar a membrana. Para a completa ativação será importante, o recrutamento de segundos mensageiros. Logo, conhecidos como receptores.

Principais funções

            A membrana plasmática tem como função básica separar o meio interno do meio externo. O meio interno, também conhecido como meio intracelular é o local o qual estão contidas as organelas, que são responsáveis pelo funcionamento celular. Já, o meio externo é retratado como todo espaço ou local fora do meio intracelular. Contudo, para o controle de nutrientes que entram e saem da célula, a membrana realiza a permeabilidade seletiva.

Portanto nos próximos artigos, veremos as funcionalidades, nos vemos em breve.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!