Movimentos sociais no Enem: como aparecem na prova

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Movimentos sociais no Enem

Os movimentos sociais são uma parte significativa e importante das relações em sociedade e, por isso, estão sempre presentes na prova do Enem. Assim, segundo o cientista político estadunidense Charles Tilly: “Os movimentos sociais devem envolver os estratos significativos da sociedade, como os trabalhadores, os grupos de mulheres, os estudantes, os jovens e o componente intelectual. Esses vários setores de interesses da sociedade serão articulados em torno de uma insatisfação comum […]”. Entretanto, como o Enem cobra esse conteúdo? Por isso, é interessante avaliar algumas questões de exames anteriores. Logo, descubra no blog MeuGuru tudo sobre movimentos sociais no Enem: como aparecem na prova.

O que são movimentos sociais e exemplos

Ainda explorando a definição de Tilly, o cientista político aponta três elementos importantes que ajudam a explicar o que são movimentos sociais: uma articulação por uma reivindicação coletiva a uma determinada autoridade, chamada de “campanha”; emprego de diferentes tipos de ação política (panfletagem, comícios, etc) e representações públicas concertadas de valor, unidade, números e comprometimento por parte dos participantes.

Ou seja, podemos observar que os fatores “pessoa”, “articulação” e “organização” estão na base do movimento social que, por meio de estratégias políticas, visa uma mudança da realidade.

Portanto, alguns exemplos de movimento social são o movimento negro, movimento feminista, movimento dos trabalhadores sem terra, movimento LGBTQIA+, entre diversos outros. Afinal, se há uma causa social, é bem provável haver um movimento social relacionado a ele.

Movimentos sociais no Enem: competências e habilidades

Antes de mais nada, você sabia que existe uma competência e uma habilidade que tratam justamente sobre a questão dos movimentos sociais na prova de Ciências Humanas do Enem? Confira:

Competência de área 3 — Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

H13 — Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Assim, veja mais informações no nosso artigo estudar para a prova de Ciências Humanas: como fazer.

Algumas questões do ENEM

Como resultado de que agora que já sabemos o que são e exemplos de movimentos sociais, é hora de descobrir como aparecem na prova do Enem. A seguir, vamos analisar abaixo algumas questões:

Questão 1

(Enem 2020) A propriedade compreende, em seu conteúdo e alcance, além do tradicional direito de uso, gozo e disposição por parte de seu titular, a obrigatoriedade do atendimento de sua função social, cuja definição é inseparável do requisito obrigatório do uso racional da propriedade e dos recursos ambientais que lhe são integrantes. O proprietário, como membro integrante da comunidade, se sujeita a obrigações crescentes que, ultrapassando os limites do direito de vizinhança, no âmbito do direito privado, abrangem o campo dos direitos da coletividade, visando o bem-estar geral, no âmbito do direito público. (JELINEK. R O princípio da função social da propriedade é sua repercussão sobre o sistema do Código Civil. Disponível em: www .mp.rs.gov.br. Acesso em 20 fev. 2013)

Os movimentos em prol da reforma agrária, que atuam com base no conceito de direito à propriedade apresentado no texto, propõem-se a

a) Reverter o processo de privatização fundiária.
b) Ressaltar a inviabilidade da produção latifundiária.
c) Defender a desapropriação dos espaços improdutivos.
d) Impedir a produção exportadora nas terras agricultáveis.
e) Coibir o funcionamento de empresas agroindustriais no campo.

O objetivo do movimento social pela reforma agrária é ocupar os espaços improdutivos e torná-los produtivos. Para isso, é preciso primeiro desapropriá-los. Fique atento às questões sobre luta por terra, porque essa é uma dinâmica muito importante no interior do Brasil.

Questão 2

(Enem 2019) A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas. (ALMEIDA, A. W. B. (Org.). Cadernos de debates nova cartografia social: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010, adaptado).

No texto, as estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir:

a) Perdão de dívidas fiscais.
b) Reserva de mercado local.
c) Inserção econômica regional.
d) Protecionismo comercial tarifário.
e) Benefícios assistenciais públicos.

O movimento quilombola, muito associado ao movimento negro e aos movimentos de luta pela terra, visa por meio da participação em feiras de mantimentos e também de artesanato garantir uma inserção na economia da região.

Questão 3

(Enem PPL 2019) O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc. (HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011, adaptado).

O movimento descrito no texto contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação

a) Subverte os direitos de determinadas parcelas da sociedade.
b) Abala a relação da classe dominante com o Estado.
c) Constrói a segregação dos segmentos populares.
d) Limita os mecanismos de inclusão das minorias.
e) Redefine a dinâmica das instituições sociais.

O movimento feminista, pelas ações citadas no texto, age com fim de redefinir a dinâmica das relações sociais.

Ref.: TILLY, Charles. Movimentos sociais como política. Revista brasileira de Ciência política, n. 3, p. 133-160, 2010.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!