Entenda de vez o que é inversão dos polos magnéticos e suas consequências. Continue a leitura para saber mais.
O campo magnético terrestre é resultado do atrito do níquel e ferro líquido do núcleo do planeta com o manto terrestre. Isso ocorre porque a parte mais central do núcleo é sólido devido a pressão extrema, enquanto o seu exterior é líquido, o que proporciona uma movimentação em correntes de convecção.
O campo apresenta dois polos opostos, onde o norte magnético fica localizado na região sul geográfica, e o sul magnético na região norte geográfica.
O que é inversão dos polos magnéticos
A inversão dos polos magnéticos, também conhecida como inversão geomagnética, é a mudança na direção do campo magnético da Terra, de forma que os polos magnéticos norte e sul fiquem invertidos.
Embora seja catastrófico, é um evento considerado comum na história do planeta. Ocorreu 171 vezes nos últimos 71 milhões de anos (média de 450 mil anos), no qual a última aconteceu há 781 mil anos. Isso significa que a humanidade não passou por esse processo, pois surgimos há 300 mil anos.
Portanto, estatisticamente a inversão magnética está atrasada, e indícios apontam que estão propensos a se inverter:
- Anteriormente, os campos magnéticos se moviam a uma velocidade de 11 km por ano. Atualmente, acelerou para 55 km por ano;
- O campo enfraqueceu 9% nos últimos 200 anos;
- As placas tectônicas localizadas no Anel de Fogo do Pacífico estão se movendo. O movimento destas placas pode interferir nas correntes de metal líquido do núcleo da terra. Isto causaria a inversão dos polos e ausência do campo, entre centenas a milhares de anos.
Consequências da inversão do campo magnético
A inversão do campo magnético é extremamente prejudicial à vida na Terra. É responsável por severas mudanças ambientais para o planeta, a saber:
- Destruição da camada de ozônio;
- Tempestades elétricas;
- Ventos solares;
- Ar ártico no norte dos Estados Unidos;
- Alteração do tamanho das geleiras;
- Mudanças nos padrões climáticos.
Essas alterações climáticas e a extrema quantidade de luz ultravioleta resultaram na extinção da megafauna e os neandertais.
Gostou do artigo sobre a inversão dos polos magnéticos? Clique aqui e confira outros textos tão interessantes como este.